Liberação de agrotóxicos: Marx Beltrão pede explicações a ministra da Agricultura
Ao todo, o ministério da Agricultura liberou 239 novos produtos no país desde janeiro.
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, terá que responder um requerimento de informações protocolado na Câmara dos Deputados pelo coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, deputado federal Marx Beltrão (PSD). No requerimento, o parlamentar cobra explicações da ministra e do ministério acerca do alto número de agrotóxicos liberados no Brasil nos último seis meses.
“Esta liberação de grande quantidade de agrotóxicos no Brasil preocupa. Em Alagoas e em todo o país os agricultores passam a ficar expostos a mais substâncias químicas quando estas são aplicadas nas lavouras. E todos nós ficamos mais expostos ao consumo de produtos que receberam pesticidas e agrotóxicos considerados prejudiciais à saúde. Precisamos saber o que está acontecendo, qual base o ministério possui para autorizar estas liberações e quais conseqüências prejudiciais elas podem trazer para a sociedade”, afirmou nesta segunda (1) o parlamentar ao 7 segundos.
Na semana passada o Ministério da Agricultura autorizou a utilização de 42 novos agrotóxicos no Brasil, aumentando o recorde histórico de pesticidas liberados neste ano. Ao todo, o ministério da Agricultura liberou 239 novos produtos no país desde janeiro. Dos 42 produtos autorizados, 14 estão classificados como “extremamente tóxicos”, quatro como “altamente tóxicos”, 16 estão classificados como “medianamente tóxicos” e oito como “pouco tóxicos”.
O Brasil é considerado um dos maiores consumidores de agrotóxicos do planeta. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que as intoxicações agudas por agrotóxicos sejam da ordem de 3 milhões anuais, sendo 2,1 milhões de casos nos países em desenvolvimento. Nesta mesma linha, um estudo do Instituto do Câncer (INCA) estimou há alguns anos que o brasileiro consome o equivalente a um galão de cinco litros de agrotóxico por ano.
Veja também
Últimas notícias
Fundepes e Ufal auxiliam na execução da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília
Seis candidatos disputam vaga na lista tríplice para procurador-geral do MPAL
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
