Decisão sobre Lula na ONU pode ficar para 2020
Próxima reunião é em outubro

A decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU sobre o ex-presidente Lula deve ficar para 2020, segundo fontes ouvidas pelo jornalista Jamil Chade, do site UOL. O vice-presidente do órgão, Yuval Shany, indicou que o caso do petista não aparece na lista dos que serão tratados no 2º semestre do ano.
Em 17 de agosto de 2018, o Comitê da ONU pediu que o Brasil tomasse as medidas necessárias para garantir os direitos políticos de Lula enquanto estiver na prisão. Ainda se discutia na época sua possível candidatura.
O comitê se reúne apenas 3 vezes por ano. Em 2019 já houve sessões em março e em julho. O próximo encontro está marcado para 14 de outubro. Depois disso, só em 2020.
Apesar de não haver perspectivas de que o caso seja avaliado ainda neste ano, segundo o site, a defesa do ex-presidente preso no Brasil pretende tentar acelerar o andamento do processo incluindo novos fatos. Um deles seriam as conversas vazadas entre membros da força tarefa da lava-jato e o ex-juiz Sergio Moro. As reportagens divulgadas pelo site Intercept Brasil ficaram conhecidas como Vaza Jato.
Em carta à ONU, os advogados alegaram “que Lula já sofreu um dano irreparável, considerando que o estado-parte [Brasil] não cumpriu com as medidas cautelares estipuladas pelo Comitê [da ONU] no ano passado”.
Na Organização das Nações Unidas, 1 caso só é taxado como “urgente” quando representa dano irreparável ao autor da queixa.
O relator da ONU para a Independência do Poder Judiciário, Diego García-Sayán, teria se referido às conversas publicadas pelo Intercept entre autoridades do Judiciário como “sumamente preocupantes”.
“A informação publicada questionaria um elemento absolutamente essencial nos processos judiciais em geral, e nos processos penais de envergadura em particular, que são os princípios de integridade e de neutralidade nas decisões judiciais”, disse.
Veja também
Últimas notícias

1º Festival de Teatro de Bonecos Abayomi acontece em Marechal Deodoro nos dias 20 e 21 de setembro
Feira da Agricultura Familiar terá apresentação cultural e oferta de produtos regionais em União dos Palmares

Polícia conclui que jovem de 17 anos não sofreu estupro coletivo; relações sexuais foram consentidas

Imperial Coro de Penedo representa Alagoas em encontro internacional no Sudeste do país

Prefeitura de Penedo entregará 10 ônibus escolares e 40 geladeiras industriais nessa sexta-feira (19)

Homem é encontrado morto em via pública no município de Penedo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
