Universitários arapiraquenses abraçam campanha e doam mais de 300 obras para escolas
Unidades da rede pública continuam à disposição para receber livros
Os estudantes da Escola Estadual Pedro Reis, em Arapiraca, receberam um presente nesta semana. A instituição - que oferta ensino médio integrado aos cursos de ludoteca e secretário escolar – recebeu uma caixa com livros doados por alunos do curso de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – Campus Arapiraca. As obras chegam em boa hora e vão fomentar projetos de incentivo à leitura e fortalecer a aprendizagem dos alunos.
A iniciativa surgiu a partir da arrecadação de obras promovida pela Professora Mestra Simone Fonseca, do Curso de Matemática, em parceria com seus alunos. Ela conta que a ação começou ano passado, com o intuito de fomentar a leitura com crianças arapiraquenses no Dia da Criança. No entanto, como não foi possível doar os livros no mês de outubro, o grupo optou por apoiar uma ação maior – a campanha "Doe Livros", lançada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no início de abril. Esta ação incentivar a leitura entre alunos da rede pública a partir da doação de livros para as escolas municipais e estaduais.
"Ações como estas são primordiais para o incentivo à leitura entre os jovens. Conseguimos arrecadadar mais de 300 obras e, no mês de maio, já havíamos entregue 50 volumes na Escola Estadual Manoel André. Hoje, doamos as demais obras", conta Simone.
Em boa hora – As obras arrecadadas pelos alunos da Ufal foram destinadas à Escola Estadual Pedro Reis, onde foram recebidas com entusiasmos por toda a comunidade esoolar.
A diretora da unidade de ensino, Maria Sônia Ferreira, diz que obras vão enriquecer o acervo e os projetos de leitura promovidos pela escola. "Além disso, esses livros ajudarão a trabalhar a parte prática do curso de ludoteca, onde nossos alunos vão realizar atividades de leitura com crianças e idosos", acrescenta Sônia.
Os alunos da escola comemoraram a chegada do novo acervo. Estudantes da 3a série do ensino médio atrelada ao curso de ludoteca Mayara Kelly da Silva e Nalanda Clair afirmam que as obras fortalecem as atividades práticas da escola. " No curso de ludoteca, interagimos tanto com crianças como com idosos por meio da leitura. Enquanto as crianças são atraídas pelas cores e imagens, os idosos gostam do debate e do conteúdo", apontam as estudantes.
Aluna da 1ª série do ensino médio da escola, Edicleide Marques, também é do curso de ludoteca. Recentemente premiada como uma das mais ávidas leitoras da escola, ela se mostra animada com as atividades que poderão ser promovidas a partir do acervo doado. "Por meio desses livros, aprenderemos mais e poderemos desenvolver ainda mais as atividades de nosso curso de ludoteca.
Campanha – Eliete Rocha, gerente da 5a Gerência Regional de Educação, com sede em Arapiraca, agradeceu a iniciativa do Curso de Matemática da Ufal. "Temos parcerias com a Ufal em diversas frentes e esses livros fortalecerão os projetos de fomento à leitura das escolas estaduais, as quais continuam à disposição da população que deseje fazer doações para a campanha de arrecadação de livros promovida pela Seduc", destaca Eliete.
Buscando incentivar a leitura e compartilhar conhecimentos, a Seduc lançou a campanha “Doe livros”, uma oportunidade para quem tem um livro parado na estante de compartilhar com alunos das redes de ensino básico em Alagoas. Os interessados devem procurar, em qualquer época do ano, a escola pública mais próxima de sua residência para realizar a doação.
O único requisito estabelecido pela Seduc é de que os livros estejam em boas condições de uso. Podem ser doadas obras literárias infantil, juvenil e adulto, bibliografias, histórias em quadrinhos, periódicos, literatura de cordel e dicionários das línguas portuguesa, inglesa e espanhola.
São alvos da “Doe livros”, escolas da rede estadual e das redes municipais. A iniciativa abrange todo o território alagoano.
Últimas notícias
Colisão entre duas motocicletas deixa ferido no povoado Tigui, em Arapiraca
Muda de Ipê recém plantada é furtada no novo Mirante da Santa Amélia, em Maceió
DMTT reordena circulação veículos pesados no entorno do Mercado da Produção
Cabo Bebeto é o único parlamentar estadual de Alagoas presente em caminhada rumo a Brasília
Maragofé 2026 inicia nesta quinta-feira (22) com muita evangelização no Litoral Norte
Renan Filho cumpre agenda em Maceió e acompanha cerimônia do Minha Casa, Minha Vida com Lula
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
