Fabio Assunção: 'O vício faz parte dos buracos que a gente tem na alma'
Ator fala sobre drogas, filhos e diz que foi uma libertação parar de fazer papéis de galã: 'O galã romântico é algo muito limitador'

Nos últimos tempos, Fabio Assunção foi alvo de vários episódios desconfortáveis: memes que viralizaram nas redes sociais; a divulgação de uma música, em fevereiro, que fazia piada com sua condição de dependente químico; e, em junho, o vazamento de um vídeo íntimo na internet. O ator de 48 anos se manteve calado, fazendo apenas declarações pontuais, como o post em que divulgou o acordo com a banda baiana La Fúria — o valor arrecadado com a música será destinado a duas organizações que trabalham com prevenção e apoio a usuários de drogas.
Agora, pouco depois de finalizar as gravações da série “Onde está meu coração” , em que interpreta o pai de uma médica dependente de crack, o ator decidiu que era hora de falar. Fabio recebeu a reportagem em seu apartamento, num condomínio de frente para a praia da Barra, Zona Oeste do Rio. Lá, entre muitos livros e discos, o pai orgulhoso de João, 16 anos, que acaba de voltar de um curso de atuação em Los Angeles, e de Ella Felipa, 8 (“Não é incrível este desenho que ela fez da Frida Kahlo?”), recebeu O GLOBO para conversar abertamente sobre drogas, sua reação aos episódios recentes e sua trajetória de ator (em 2020 ele festeja 30 anos de percurso).
— Um dos grandes problemas da dependência é as pessoas terem vergonha de falar sobre ela, porque dificulta o processo de reequilíbrio — diz o ator. — Qual a dificuldade de entender que o vício faz parte dos buracos que a gente tem na alma? O vício não é uma questão de caráter, ou de uma escolha. Não é você aceitar uma propina. É impulsão, compulsividade.
O ator fala também sobre o post recente do filho, que saiu em defesa do pai quando um vídeo íntimo foi divulgado na internet.
— Ele tem muita consciência, uma compreensão muito grande para um cara de 16 anos. Ele escreveu sozinho, não perguntou pra mim, e postou. Se alguma coisa disso tudo tem que valer a pena, é (o fato de) reverter em conhecimento e respeito, consciência humana aos meus filhos.
Fabio comenta ainda sobre os próximos projetos e, olhando para a sua trajetória, diz que foi libertador se livrar da condição de galã.
— O galã romântico é algo muito limitador. Quando você vai para o conteúdo, para a alma de uma personagem, você sai da questão estética. O que é o belo? Uma questão subjetiva. Prender-se ao conceito de belo é restringir o teu potencial artístico a uma aprovação externa, quando na verdade as personagens falam por si.
Últimas notícias

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas

Secretaria de Saúde de Palmeira inicia Mutirão de Cirurgias em maio
![[Vídeo] Centro de Arapiraca vive movimento tranquilo na tarde desta quinta-feira (17), véspera de feriadão](https://img.7segundos.com.br/5nfHl_ZKMJti_LrFSXq8MpqctOU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/centro.jpeg)
[Vídeo] Centro de Arapiraca vive movimento tranquilo na tarde desta quinta-feira (17), véspera de feriadão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
