Patrulha Maria da Penha capacita Guarda Municipal de Delmiro Gouveia
Guarda Municipal recebeu instruções para ajudar no combate a violência doméstica
Entre os dias 27 e 28 de agosto, a Patrulha Maria da Penha, pertencente à Polícia Militar de Alagoas, realizou uma capacitação para integrantes da Guarda Municipal do município de Delmiro Gouveia, no Sertão do estado. Eles irão atuar no Programa Guarda Feminina Selma Bandeira que atuará na proteção, prevenção e acompanhamento de mulheres sob medidas protetivas de urgência, para que sejam efetivamente cumpridas e garantam a integridade física e moral das vítimas.
A formação foi ministrada por instrutores civis e militares e contou com a participação 18 membros da guarda municipal local. Entre os temas abordados durante o evento estão os tipos de violência contra a mulher, sinais de dominação, comportamentos abusivos, feminicídio, violência sexual, direitos humanos e também a aplicação da Lei Maria da Penha.
“O poder público local realiza uma mudança de olhar muito importante em relação ao combate da violência doméstica. Os profissionais que irão atuar na proteção dessas mulheres que foram vítimas de violência tem uma enorme missão em suas mãos, pois com este programa será possível salvar e resgatar vidas”, afirmou a comandante da Patrulha Maria da Penha, major Danielli Assunção.
Acompanhamento
O Programa Guarda Feminina Selma Bandeira foi regulamentado através da Lei Municipal 1.194, de 17 de julho de 2017. Na prática, três integrantes da guarda (uma feminina e dois masculinos) irão à casa dessas mulheres que possuem medidas protetivas, periodicamente, para acompanhar cada caso.
Além disso, a equipe vai orientar e coletar informações, com o intuito de inibir o descumprimento das medidas protetivas por parte de seus agressores, além de proporcionar acolhida humanizada e orientação às vítimas quanto aos serviços municipais disponíveis. A implantação do programa acontecerá na amanhã desta quinta-feira, 29 de agosto de 2019.
Veja também
Últimas notícias
Projeto liderado por Gabi Gonçalves impulsiona mulheres empreendedoras
Depoimento de Carlinhos Maia à polícia expõe versão sobre ‘brisadeiro’ em festa de Virginia
Enquanto levantam dúvidas nos bastidores, Ceci fortalece seu nome nas ruas e perto das pessoas
Marido de jovem que morreu após comer carangueijo na Praia do Francês posta texto se despedindo
Autoridades confirmam cepa andina de hantavírus transmissível entre humanos em passageiros de cruzeiro
[Vídeo] Filho faz homenagem à mãe ao se formar na Polícia Militar
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
