Marx quer aumento do PIB se convertendo em mais investimentos federais em AL
Produto Interno Bruto avançou 0,4% no segundo trimestre de 2019

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro avançou 0,4% no segundo trimestre de 2019 em comparação com os três primeiros meses do ano, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29/08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E diante do resultado positivo da economia, o deputado federal Marx Beltrão cobrou a “retomada dos investimentos federais em Alagoas e nos estados do Nordeste”.
“Lamentavelmente, estados como Alagoas e os demais do Nordeste ainda são muito dependentes de recursos e investimentos federais. A notícia de que nosso PIB cresceu é muito positiva, porém mais positivo ainda seria ver o governo anunciando também que diante destes resultados os investimentos públicos serão retomados. Precisamos que a União avance garantindo repasses para obras e expansão das políticas educacionais, de saúde e sociais, inclusive em Alagoas” disse Beltrão, deputado que coordena a bancada alagoana em Brasília.
Em valores correntes, o PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, somou 1,78 trilhão de reais no segundo trimestre. Em relação ao mesmo trimestre de 2018, o avanço foi de 1%. No acumulado dos últimos 12 meses, também houve crescimento de 1%. A alta de 0,4% entre o primeiro e o segundo trimestre ficou pouco acima do esperado pelos analistas de mercado, embora ainda aponte fraqueza da economia brasileira neste ano.
O resultado evitou que o país entrasse em uma recessão técnica, o que ocorre quando o PIB encolhe em dois trimestres seguidos – nos três primeiros meses do ano houve recuo de 0,1%, segundo revisão do IBGE (o dado divulgado em maio havia indicado uma queda de 0,2%). Segundo o órgão, o avanço da economia no período de abril a junho foi puxado, sob a ótica da produção, pelos crescimentos da indústria (0,7%) e do setor de serviços (0,3%). A agropecuária, por sua vez, recuou 0,4% no período.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
