Escolas de Craíbas realizam ação relacionada ao movimento Setembro Amarelo
Ação ocorreu nesta sexta-feira
A Secretaria de Educação de Craíbas, através das escolas Barros Paes e Padre José Theisen, promoveu nesta sexta-feira (13), uma ação especial relacionada ao movimento Setembro Amarelo, que visa conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio. Os alunos se concentraram na escola Padre José Theisen, depois saíram em caminhada percorrendo com faixas e cartazes, diversas ruas do centro de Craíbas, até o galpão da Igreja Bom Pastor, no bairro Teodoro Gama (Cohab), onde houve uma animada gincana com alunos do 6º ao 9º e palestra proferida pelo Padre Bené.
A assistente social Josivania Barbosa (uma das organizadoras do evento) enfatizou a importância da ação. “Devemos conscientizar e prevenir o suicídio, pois o suicídio é considerado a segunda causa de óbito em pessoas entre 15 e 19 anos. Valorize a vida ela é preciosa”, concluiu.
Também falaram a respeito do tema a professora Mônica (diretora da Barros Paes) e o coordenador de esportes da secretaria muncipal de educação e integrante da comissão organizadora José Cledisvan.
No Brasil, a campanha foi criada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil.
A mobilização contou com o aval da administração União e Trabalho, prefeito Ediel Leite, vice-prefeito Neto Pedro, secretária de educação Alba Jane.