Governo Presente oferece ações e serviços de saúde ao Agreste a partir desta quinta-feira (3)
Com foco na medicina preventiva, o Circuito Saúde estará à disposição da população, levando informação e oferecendo exames e vacinas
A partir desta quinta-feira (3), durante o 10º Governo Presente, os moradores de Arapiraca, Craíbas e Feira Grande terão acesso a diversos serviços através do Circuito Saúde, que tem como intuito é melhorar a qualidade de vida da população. As ações, promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), levarão conhecimento e possibilitarão aos moradores o acesso a informações com o propósito de evitar diversas doenças.
Até o sábado (5), os moradores da região Agreste poderão avaliar o peso, aferir a pressão arterial, medir a glicemia capilar e tomar diversas vacinas. Além disso, também poderão farão testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatites virais. No caso de ser diagnosticada alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), o usuário terá, na hora da consulta, o aconselhamento psicológico para que seja iniciado o tratamento imediatamente.
E para combater à proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya, os agentes de endemias da Sesau estarão presentes orientando a população. Através de um insetário, eles mostrarão, de forma didática, toda a evolução do mosquito, desde o ovo até a larva e a pulpa.
Em Arapiraca - Na sexta-feira (4), a Arena Saúde estará montada a partir das 8h30, no estacionamento do Arapiraca Garden Shopping com todos os serviços de saúde.
Ainda como parte da campanha de conscientização do Setembro Verde, que tem como proposta informar a população sobre a importância de se declarar um doador de órgãos, técnicos da Central de Transplantes de Alagoas farão uma sensibilização com a população. Também haverá orientações sobre prevenção de doenças bucais, escovação e limpeza correta dos dentes, bem como práticas laborais e consultas nutricionais.
“Quem comparecer ao Circuito Saúde nessas cidades vai poder levar, depois das consultas, kits para combater as IST, com preservativos masculinos e femininos e géis lubrificantes à base de água. Haverá também kits com hipoclorito de sódio para deixar a água própria para o consumo humano, seja para beber ou lavar as frutas e verduras. E com relação à higiene bucal, serão distribuídas escovas, fio e creme dental, além de um lanche saudável, repleto de um mix de frutas da época”, salientou a coordenadora do Governo Presente na saúde, Svetlana Barros.
Feira Grande – Durante os três dias do evento (3, 4 e 5), a Arena Saúde estará montada na Ginásio Poliesportivo Jair Carvalho de Lira e os serviços disponíveis a partir das 8h30. No dia da abertura, além da ação dos técnicos da Central de Transplantes de Alagoas, os moradores terão acesso a consultas com uma médica angiologista, que vai ficar responsável para diagnosticar as patologias que acometem a população, sobretudo os vasos do sistema circulatório e linfático.
A população vai poder ter acesso a exames de hemograma, eletrocardiograma, raios-x, assim como a consultas médicas nas especialidades de pediatria, clínica, dermatologia, oftalmologia e ortopedia. “Como vamos ter um ortopedista, se houver um paciente que precise fazer um exame de raios-x, ele será encaminhado direto ao Hospital de Emergência do Agreste, que é vinculado à Sesau, para fazer o exame”, disse Svetlana Barros.
Craíbas - O Ginásio Poliesportivo José Fernando de Farias também abrigará, durante os três dias (3,4 e 5), diversos serviços de saúde. De acordo Svetlana Barros o Circuito Saúde, em Craíbas, oferecerá também outros exames, onde o usuário será encaminhado para Maceió, como, por exemplo, a densitometria óssea e ultrassons de mama, pélvica endovaginal e de abdômen total. “Quem for se submeter à triagem desses exames e tiver a necessidade de tratamento, será encaminhado ao Cedim [Centro de Diagnóstico e Imagem], que fica localizado dentro da Uncisal [Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas], no Trapiche da Barra, em Maceió”, orientou a coordenadora do Governo Presente na saúde.
Circuito Primeira Infância – Nos dias 3 e 4, em Craíbas, as gestantes e as crianças das escolas municipais irão receber diversas orientações sobre amamentação, alimentação saudável e os cuidados que devem ser tomados antes, durante e após o parto. Além de explicar às gestantes sobre a forma correta de amamentar, para evitar dores, fissuras nas mamas, mastites, entre outras intercorrências, que podem desestimular a amamentação, os técnicos da Sesau vão orientar as futuras mamães sobre os prejuízos do uso da mamadeira e chupeta.
“As mães serão informadas sobre a alimentação adequada durante a gestação e lactação. De forma didática e prática, os técnicos da Sesau ainda vão ensinar como deve ser feito o banho do bebê. Também prestarão esclarecimentos sobre a higienização e cuidados com o cordão umbilical, que continua ligado ao corpo do recém-nascido após o nascimento, prevenindo assim o tétano neonatal, doença que pode acometer recém-nascidos de dois a 28 dias de vida”, salientou Svetlana Barros.
Ainda no Circuito Primeira Infância haverá pintura do ventre, uma prática que pode ser considerada como humanizadora na assistência materna e infantil. Paralelamente os técnicos irão orientar as mães sobre a prevenção de acidentes domésticos, como afogamentos, queimaduras, engasgos, entre outros.
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
