Oficinas sobre tecnologia e inovação levam conhecimento a mais de mil crianças em Craíbas
Atividades de iniciação a robótica com resíduos sólidos reutilizáveis foram promovidas pela Secti e fizeram parte da 10ª do Governo presente no Agreste
“Aprender a fazer nosso próprio brinquedo de forma divertida e com materiais que a gente jogava no lixo foi sensacional”. Foi dessa forma que Eduardo Barros, 12 anos, descreveu uma das atividades promovidas pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) durante a 10ª edição do Governo Presente na cidade de Craíbas.
Durante os dias 03 e 04 deste mês, a Secti realizou a “ExpoSecti” para crianças da primeira infância (de 3 a 6 anos) com oficinas de iniciação a robótica com resíduos sólidos reutilizáveis, sessão de cinema sobre tecnologia e inovação (CinemAção) e lançamentos de foguetes, que foram confeccionados pelos jovens, utilizando canudos de papel e garrafas pet.
A pequena Maria Eduarda, 10 anos, aprendeu a fazer o “carrobô” e ficou encantada com o novo brinquedo. “Eu achei muito interessante, o carrinho anda de verdade. Eu nunca vi um brinquedo desse. Não tenho muitos brinquedos e achei superdivertido fazer um robô de garrafa”, relatou Maria Eduarda.
No total, mais de mil crianças participaram das atividades que têm como propósito despertar no jovem o interesse pela pesquisa científica por meio de atividades lúdicas que permeiam pela tecnologia, inovação, criatividade, consciência ecológica, sustentabilidade e socialização.
Para a secretária da Secti, Cecília Rocha, essas ações proporcionam às crianças novas perspectivas e devem ser realizadas em todos os municípios alagoanos como forma de inclusão.
“Pretendemos levar essas atividades para outras cidades do Estado, sempre pensando no desenvolvimento e no despertar da criança para pesquisa científica desde pequena. Já estivemos em vários municípios, e isso é só o começo, tem muito mais a fazer”, afirmou a secretária.
Todas atividades foram realizadas no Circuito da Primeira Infância, projeto itinerante do Programa Criança Alagoano (Cria), que tem como foco principal o desenvolvimento infantil.
Segundo o assessor técnico da Secti e responsável pelas ações, Wilmar Rabelo, “o objetivo das atividades é a promoção da ciência, da tecnologia e da inovação junto aos municípios para que as crianças possam ter acesso à robótica na prática”, explicou Wilmar.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
