Polícia

Oficinas sobre tecnologia e inovação levam conhecimento a mais de mil crianças em Craíbas

Atividades de iniciação a robótica com resíduos sólidos reutilizáveis foram promovidas pela Secti e fizeram parte da 10ª do Governo presente no Agreste

Por Assessoria 07/10/2019 10h10
Oficinas sobre tecnologia e inovação levam conhecimento a mais de mil crianças em Craíbas
Oficinas sobre tecnologia e inovação levam conhecimento a mais de mil crianças em Craíbas - Foto: Assessoria

“Aprender a fazer nosso próprio brinquedo de forma divertida e com materiais que a gente jogava no lixo foi sensacional”. Foi dessa forma que Eduardo Barros, 12 anos, descreveu uma das atividades promovidas pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) durante a 10ª edição do Governo Presente na cidade de Craíbas.

Durante os dias 03 e 04 deste mês, a Secti realizou a “ExpoSecti” para crianças da primeira infância (de 3 a 6 anos) com oficinas de iniciação a robótica com resíduos sólidos reutilizáveis, sessão de cinema sobre tecnologia e inovação (CinemAção) e lançamentos de foguetes, que foram confeccionados pelos jovens, utilizando canudos de papel e garrafas pet.

A pequena Maria Eduarda, 10 anos, aprendeu a fazer o “carrobô” e ficou encantada com o novo brinquedo. “Eu achei muito interessante, o carrinho anda de verdade. Eu nunca vi um brinquedo desse. Não tenho muitos brinquedos e achei superdivertido fazer um robô de garrafa”, relatou Maria Eduarda.

No total, mais de mil crianças participaram das atividades que têm como propósito despertar no jovem o interesse pela pesquisa científica por meio de atividades lúdicas que permeiam pela tecnologia, inovação, criatividade, consciência ecológica, sustentabilidade e socialização.

Para a secretária da Secti, Cecília Rocha, essas ações proporcionam às crianças novas perspectivas e devem ser realizadas em todos os municípios alagoanos como forma de inclusão.

“Pretendemos levar essas atividades para outras cidades do Estado, sempre pensando no desenvolvimento e no despertar da criança para pesquisa científica desde pequena. Já estivemos em vários municípios, e isso é só o começo, tem muito mais a fazer”, afirmou a secretária.

Todas atividades foram realizadas no Circuito da Primeira Infância, projeto itinerante do Programa Criança Alagoano (Cria), que tem como foco principal o desenvolvimento infantil.  

Segundo o assessor técnico da Secti e responsável pelas ações, Wilmar Rabelo, “o objetivo das atividades é a promoção da ciência, da tecnologia e da inovação junto aos municípios para que as crianças possam ter acesso à robótica na prática”, explicou Wilmar.