Geral

Projeto que obriga serviço de rádio FM em celulares montados no Brasil avança na Câmara

"A ideia do projeto é evitar que o usuário tenha que utilizar a internet para ouvir a rádio"

Por Jovem Pan 07/10/2019 09h09
Projeto que obriga serviço de rádio FM em celulares montados no Brasil avança na Câmara
Projeto que obriga serviço de rádio FM em celulares montados no Brasil avança na Câmara - Foto: Reprodução

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados pode votar, nesta quarta-feira (9), um projeto de lei que determina que celulares fabricados ou montados no Brasil recebam sinais de rádio FM. A proposta que prevê a obrigatoriedade já passou pela Comissão de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e, se for aprovada pela CCJ, pode seguir direto para análise do Senado Federal.

A ideia do projeto é evitar que o usuário tenha que utilizar a internet para ouvir a rádio, o que acaba diminuindo o número de acessos por meio de celulares. Segundo dados que constam no projeto de lei, 97% dos celulares produzidos no mundo possuem receptor de rádio FM, mas apenas 34% tem o recurso ativado.

Já de acordo com o relator da proposta, o deputado Amaro Neto (Republicanos-ES), 83% dos brasileiros que vivem no Nordeste e no Sudeste do país ouvem rádio por, em média, 4 horas e meia por dia. Na região Centro-Oeste, o índice cai para 81%.

O deputado defende a obrigatoriedade por considerar que a medida vai ampliar o acesso da população à informação. “Lugares mais longínquos do Brasil, o rádio é o único veículo de comunicação, que tem papel social como um simples aviso para o povo que é do interior. Tendo essa ferramenta no aparelho de celular como receptor de rádio, vamos avançar, e muito, na democratização e levar informação e entretenimento para a população do nosso Brasil”, disse.

Segundo a Associação Brasileira da Rádio e Televisão (ABERT), a quantidade de aparelhos com a funcionalidade de recepção de sinais de rádio em frequência modulada vem caindo nos últimos anos. Para a ABERT, a aprovação da matéria em mais uma comissão é vitória do consumidor, já que, de 2018 para 2019, houve um aumento de 20% na população que escuta rádio via celular.

Já a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), é crítica ao projeto.Na avaliação da ABINEE, a proposta fere a livre iniciativa e prejudica o consumidor por restringir a oferta de celulares.