Estudantes da Uneal são aprovados em mestrado na Costa Rica
Ambos foram bolsistas em programas institucionais

Os graduandos do curso de ciências biológicas do Campus I - Arapiraca da Universidade Estadual de Alagoas, Luan Lucas Cardoso Lima e Luiz Eduardo Bezerra Silva, foram aprovados na seleção de mestrado da Universidade de Costa Rica, nas áreas de zoologia e botânica, respectivamente.
Eles foram recebidos pelo reitor Odilon Máximo e pelo vice-reitor Anderson Barros, na última quinta-feira (3), no gabinete da Reitoria. Na ocasião, os gestores parabenizaram os universitários e destacaram a importância das bolsas científicas e tecnológicas durante a graduação. “A aprovação de estudantes em um programa de pós-graduação internacional corrobora a importância de fomentar a pesquisa e a inovação. Neste aspecto, agradecemos a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas que tem tido um olhar diferenciado com a nossa Uneal”, frisou o reitor.
Tanto Luan quanto Lucas foram beneficiados com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), no Polo Agroalimentar, além de terem sido voluntários em projetos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). “Sempre trabalhei com plantas, desde o começo do curso. ‘Luan também sempre trabalhou com animais. Sempre tivemos afinidade por essas áreas”, explicou Luiz Eduardo.
Além da experiência como bolsista. Luan Lucas, fluente em inglês, participou de intercâmbios, com o apoio da Uneal que financiou as passagens aéreas. “O primeiro foi para a Espanha, onde participei da conferência final da implementação do projeto Herbs4youth, em Múrcia e Madrid. O segundo foi um estágio na instituição Outward Bound Costa Rica, onde desenvolvi atividades de monitoramento da tartaruga-de-couro nos Estados Unidos, Costa Rica e Panamá”, explicou.
“Estudamos e desenvolvemos atividades de pesquisa e de extensão, durante o curso, tendo como objetivo principal os programas de pós-graduação, e agora, depois de toda as dificuldades e lutas, conseguimos alcançar esse grande objetivo. E principalmente, em uma Universidade Internacional bem conceituada como a Universidad de Costa Rica. Além disso, o sentimento de gratidão me acompanha. Gratidão aos familiares, aos professores do curso e à Universidade Estadual de Alagoas que me apoiou e investiu nessa carreira. Cordialmente, grato e orgulhoso dessa instituição”, declarou Luan Lucas.
Luiz Eduardo ressalta que vai tentar ainda a seleção para cursos de mestrado no Brasil e frisa o papel da Uneal em sua trajetória acadêmica. “A Uneal foi tudo, foi o meio para tudo. Os professores de biologia sempre nos incentivando, às vezes, até nos repreendendo, quando cometíamos erros. Tudo isso fez parte da minha formação. Os gestores que muito nos ajudaram e continuam ajudando. A Uneal foi e é a grande porta pela qual muitos alunos ainda irão passar”, afirma.
Veja também
Últimas notícias

Após prejuízo, Correios anuncia corte de gastos de R$ 1,5 bi que inclui PDV

Paciente com leucemia aguda necessita de doações de sangue e plaqueta urgentemente

O meio-campista Brayann não vai participar da partida contra o Tombose, afirma CSA

MPAL participa de evento com pessoas negras em situação de rua na luta por respeito e inclusão

“Maio Laranja”: MPAL dialoga com diretores de escolas sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Acidente envolvendo quatro carros e uma carreta tanque deixa trânsito interditado em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
