Guardas da prefeitura de Arapiraca acionam Delegacia do Trabalho por adicional de periculosidade
Aprovados no PSS afirmam que prefeitura se nega a pagar direito adquirido pela categoria

Um grupo de guardas que foram contratados pela prefeitura de Arapiraca após o último PSS apresentaram queixa na Justiça do Trabalho para terem incluído ao salário um adicional por periculosidade. Alguns deles procuraram o 7Segundos para denunciar a situação.
"Já abrimos queixa na Delegacia Trabalhista, que fica nos fundos do Clube dos Fumicultores, e ficaram de ir na prefeitura avaliar esta situação. Mas, até agora, nada. É triste, mas as vezes parece que todos eles fazem parte do mesmo sistema, onde o trabalhador é quem perde", afirmou um dos guardas, que pediu para não ter o nome publicado.
De acordo com ele, os funcionários mais antigos da guarda de Arapiraca recebem o adicional e apenas aqueles que foram admitidos após o último PSS não têm a gratificação. "A prefeitura vem se negando a pagar os direitos que são garantidos por lei federal. O adicional de periculosidade é garantido 'a categoria por meio de uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O guarda se referiu a portaria de número 1.885, de 2013, que traz no Anexo 3, uma listagem das atividades e operações perigosas, que concedem ao trabalhador o direito de receber gratificação adicional de periculosidade.
"São considerados profissionais de segurança pessoal ou patrimonial os trabalhadores que atendam a uma das seguintes condições:
a) empregados das empresas prestadoras de serviço nas atividades de segurança privada ou que integrem serviço orgânico de segurança privada, devidamente registradas e autorizadas pelo Ministério da Justiça, conforme lei 7102/1983 e suas alterações posteriores.
b) empregados que exercem a atividade de segurança patrimonial ou pessoal em instalações metroviárias, ferroviárias, portuárias, rodoviárias, aeroportuárias e de bens públicos, contratados diretamente pela administração pública direta ou indireta."
A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Arapiraca, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta.
Veja também
Últimas notícias

Mulher grávida é agredida pelo companheiro em Taquarana

Megaoperação cumpre 80 mandados contra suspeitos ligados ao Comando Vermelho em Alagoas

Tribunal do crime: homem é brutalmente assassinado em São Miguel dos Milagres

Jovem de 18 anos assassinado em assalto em Maceió sonhava em ser jogador de futebol

Cinco pessoas são detidas por uso de entorpecentes em diversos pontos de Palmeira

Suspeito de assaltos é preso por tráfico de drogas na Santa Lúcia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
