Guardas da prefeitura de Arapiraca acionam Delegacia do Trabalho por adicional de periculosidade
Aprovados no PSS afirmam que prefeitura se nega a pagar direito adquirido pela categoria
Um grupo de guardas que foram contratados pela prefeitura de Arapiraca após o último PSS apresentaram queixa na Justiça do Trabalho para terem incluído ao salário um adicional por periculosidade. Alguns deles procuraram o 7Segundos para denunciar a situação.
"Já abrimos queixa na Delegacia Trabalhista, que fica nos fundos do Clube dos Fumicultores, e ficaram de ir na prefeitura avaliar esta situação. Mas, até agora, nada. É triste, mas as vezes parece que todos eles fazem parte do mesmo sistema, onde o trabalhador é quem perde", afirmou um dos guardas, que pediu para não ter o nome publicado.
De acordo com ele, os funcionários mais antigos da guarda de Arapiraca recebem o adicional e apenas aqueles que foram admitidos após o último PSS não têm a gratificação. "A prefeitura vem se negando a pagar os direitos que são garantidos por lei federal. O adicional de periculosidade é garantido 'a categoria por meio de uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O guarda se referiu a portaria de número 1.885, de 2013, que traz no Anexo 3, uma listagem das atividades e operações perigosas, que concedem ao trabalhador o direito de receber gratificação adicional de periculosidade.
"São considerados profissionais de segurança pessoal ou patrimonial os trabalhadores que atendam a uma das seguintes condições:
a) empregados das empresas prestadoras de serviço nas atividades de segurança privada ou que integrem serviço orgânico de segurança privada, devidamente registradas e autorizadas pelo Ministério da Justiça, conforme lei 7102/1983 e suas alterações posteriores.
b) empregados que exercem a atividade de segurança patrimonial ou pessoal em instalações metroviárias, ferroviárias, portuárias, rodoviárias, aeroportuárias e de bens públicos, contratados diretamente pela administração pública direta ou indireta."
A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Arapiraca, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta.
Veja também
Últimas notícias
Trump diz que carne importada dos EUA virá sobretudo de Brasil e Argentina
Delegados da PF pedem que Paulo Gonet se declare impedido em apuração que envolve Moraes
Família de Ruan Wilson convoca população de Palmeira dos Índios para ato por justiça
Agenda de Cabo Bebeto e Fábio Costa reúne caravanas e apoiadores no interior de Alagoas
Chico Filho recebe apoio popular no Vergel e promete ampliar ações para municípios alagoanos
Trio é suspeito de furtar roupas em loja de shopping em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
