Guardas da prefeitura de Arapiraca acionam Delegacia do Trabalho por adicional de periculosidade
Aprovados no PSS afirmam que prefeitura se nega a pagar direito adquirido pela categoria
Um grupo de guardas que foram contratados pela prefeitura de Arapiraca após o último PSS apresentaram queixa na Justiça do Trabalho para terem incluído ao salário um adicional por periculosidade. Alguns deles procuraram o 7Segundos para denunciar a situação.
"Já abrimos queixa na Delegacia Trabalhista, que fica nos fundos do Clube dos Fumicultores, e ficaram de ir na prefeitura avaliar esta situação. Mas, até agora, nada. É triste, mas as vezes parece que todos eles fazem parte do mesmo sistema, onde o trabalhador é quem perde", afirmou um dos guardas, que pediu para não ter o nome publicado.
De acordo com ele, os funcionários mais antigos da guarda de Arapiraca recebem o adicional e apenas aqueles que foram admitidos após o último PSS não têm a gratificação. "A prefeitura vem se negando a pagar os direitos que são garantidos por lei federal. O adicional de periculosidade é garantido 'a categoria por meio de uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O guarda se referiu a portaria de número 1.885, de 2013, que traz no Anexo 3, uma listagem das atividades e operações perigosas, que concedem ao trabalhador o direito de receber gratificação adicional de periculosidade.
"São considerados profissionais de segurança pessoal ou patrimonial os trabalhadores que atendam a uma das seguintes condições:
a) empregados das empresas prestadoras de serviço nas atividades de segurança privada ou que integrem serviço orgânico de segurança privada, devidamente registradas e autorizadas pelo Ministério da Justiça, conforme lei 7102/1983 e suas alterações posteriores.
b) empregados que exercem a atividade de segurança patrimonial ou pessoal em instalações metroviárias, ferroviárias, portuárias, rodoviárias, aeroportuárias e de bens públicos, contratados diretamente pela administração pública direta ou indireta."
A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Arapiraca, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta.
Veja também
Últimas notícias
Polícia do Rio não consegue localizar Pedro, do BBB26
Banco do Nordeste sofre ataque hacker e suspende temporariamente Pix
Deputada Cibele Moura acompanha entrega da nova unidade da Oplit, na Ponta Verde: "Mais segurança para população"
Preso revela detalhes do plano para matar supervisor da base do CRB
Defensoria Pública leva atendimento jurídico gratuito ao Benedito Bentes nesta semana
Polícia Militar prende dois homens por violência doméstica em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
