Bolsonaro e Guedes celebram aprovação da nova Previdência
"Parabéns povo brasileiro! Essa vitória, que abre o caminho para nosso país decolar de vez, é de todos vocês", escreveu o presidente

O presidente Jair Bolsonaro, que está em viagem à Ásia, disse nesta terça-feira (22) no Twitter que a aprovação da reforma da Previdência em segundo turno no Senado abre caminho para o Brasil "decolar de vez"."Nova previdência aprovada em segundo turno no Senado. Restam 4 destaques a serem analisados. Parabéns povo brasileiro! Essa vitória, que abre o caminho para nosso país decolar de vez, é de todos vocês! O Brasil é nosso! Grande dia!", escreveu o presidente na rede social.
Quem também celebrou a aprovação do texto foi o ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou que Congresso fez "um belo trabalho" na votação da reforma da Previdência e confirmou que o governo apresentará na próxima semana sua proposta de pacto federativo.
"Nós estávamos confiantes que o Congresso brasileiro ia apoiar as reformas, então estou bastante feliz com o resultado e agora vamos pro pacto federativo, que tem várias dimensões", afirmou Guedes a jornalistas no Senado, onde acompanhou, no plenário, os momentos finais da votação do texto principal da reforma em segundo turno.
O texto, aprovado por 60 votos a 19, viabiliza uma economia da ordem de 800,3 bilhões ao governo federal em dez anos -conta que ainda pode sofrer alterações caso os senadores aprovem nesta terça emendas ao projeto em votação no plenário.
Guedes disse esperar que Estados e municípios acompanhem as mudanças nas regras previdenciárias estabelecidas na reforma. "Estados e Municípios juntos são mais 350 bilhões (de reais de economia), quase 400 bilhões (de reais), seria extraordinário para o Brasil.", afirmou.
Sobre o pacto federativo, o ministro afirmou que o projeto abarcará uma reforma administrativa e a descentralização de recursos.
"Nós vamos colocar os estudos que fizemos e propostas e dessa vez o presidente da Câmara e presidente do Senado é que vão fazer o processamento político", afirmou Guedes. "Eles que vão dizer 'olha, manda a tributária para uma comissão mista de Câmara e Senado, mandem a reforma do pacto federativo sob forma de PEC direta no Senado'."
A expectativa é que uma primeira apresentação das novas propostas da equipe econômica seja feita na terça-feira.
Veja também
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
