Belém é acusada de invadir áreas de Taquarana e tema vai parar na Câmara de Vereadores
Redução de limites geográficos resulta na perda de recursos federais
Foi bastante movimentada a sessão realizada ontem, na Câmara Municipal de Taquarana, onde os vereadores debateram a perda nos limites territoriais daquele município. A situação estaria favorecendo o município de Belém, que fez a solicitação de revisão dos limites.
O Portal 7 Segundos conversou com o presidente da Câmara, vereador José Gilberto (PR), que demonstrou sua preocupação com a situação. Segundo ele, é uma questão que gera a redução territorial e de população, resultando na perda de recursos. A preocupação é com a perda de território e população, que pode comprometer o coeficiente do Fundo de Participação do Município (FPM).
José Gilberto citou que a situação é comprovada através de documentos do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral). Com esse realinhamento, as perdas atingem cinco comunidades: Lagoa do Tanque, Varas, Lagoa da Pedra, Laranjeiras e Várzea do Arroz. Segundo o vereador José Gilberto, o município está entrando com um recurso na justiça.
Iteral
O Portal 7 Segundos procurou o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) que informou, através de sua assessoria, que tem sempre atendido as solicitações de revisão e identificação de limites territoriais dos municípios alagoanos.
Ainda segundo o órgão, cabe aos gestores municipais fazerem as solicitações e reivindicações. Além disso, todos os municípios confrontantes também são convidados para acompanhar o trabalho em campo.
Foi informado ainda que, no começo deste mês de outubro, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, se reuniu com o diretor presidente do Iteral , Jaime Silva, e ressaltou-se a importância do trabalho técnico quanto à revisão e identificação de limites territoriais.
Conforme explicação da assessoria do Iteral, o diretor presidente do Instituto considerou a reunião com o presidente da AMA como estratégica, porque o censo demográfico que será realizado em 2020. Isso despertou a atenção de vários prefeitos, e ainda, contribuiu para a expansão do serviço de revisão de limites.
Neste ano, cerca de 20 gestores municipais procuraram o Iteral para fazer esse trabalho, que possui como base os dados da malha territorial do Estado.
Desde 2017
Conforme levantamento que fizemos junto ao próprio Iteral, a solicitação foi feita ainda em novembro de 2017. Quando da solicitação, a prefeita de Belém, Paula Santa Rosa, esteve acompanhada da deputada estadual, Jó Pereira. A solicitação de revisão de limites abrange Taquarana, Tanque D´arca, Igaci e Palmeira dos Índios; e ainda, identificar a localização real dos equipamentos públicos.
Os gestores alegam a necessidade desse trabalho técnico, para a elucidação das dúvidas e aplicação adequada dos recursos públicos, sem cometer ato de improbidade administrativa. A equipe técnica responsável pelo trabalho de campo é coordenada pelo técnico de agrimensura Milton Melo.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
