Belém é acusada de invadir áreas de Taquarana e tema vai parar na Câmara de Vereadores
Redução de limites geográficos resulta na perda de recursos federais
Foi bastante movimentada a sessão realizada ontem, na Câmara Municipal de Taquarana, onde os vereadores debateram a perda nos limites territoriais daquele município. A situação estaria favorecendo o município de Belém, que fez a solicitação de revisão dos limites.
O Portal 7 Segundos conversou com o presidente da Câmara, vereador José Gilberto (PR), que demonstrou sua preocupação com a situação. Segundo ele, é uma questão que gera a redução territorial e de população, resultando na perda de recursos. A preocupação é com a perda de território e população, que pode comprometer o coeficiente do Fundo de Participação do Município (FPM).
José Gilberto citou que a situação é comprovada através de documentos do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral). Com esse realinhamento, as perdas atingem cinco comunidades: Lagoa do Tanque, Varas, Lagoa da Pedra, Laranjeiras e Várzea do Arroz. Segundo o vereador José Gilberto, o município está entrando com um recurso na justiça.
Iteral
O Portal 7 Segundos procurou o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) que informou, através de sua assessoria, que tem sempre atendido as solicitações de revisão e identificação de limites territoriais dos municípios alagoanos.
Ainda segundo o órgão, cabe aos gestores municipais fazerem as solicitações e reivindicações. Além disso, todos os municípios confrontantes também são convidados para acompanhar o trabalho em campo.
Foi informado ainda que, no começo deste mês de outubro, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, se reuniu com o diretor presidente do Iteral , Jaime Silva, e ressaltou-se a importância do trabalho técnico quanto à revisão e identificação de limites territoriais.
Conforme explicação da assessoria do Iteral, o diretor presidente do Instituto considerou a reunião com o presidente da AMA como estratégica, porque o censo demográfico que será realizado em 2020. Isso despertou a atenção de vários prefeitos, e ainda, contribuiu para a expansão do serviço de revisão de limites.
Neste ano, cerca de 20 gestores municipais procuraram o Iteral para fazer esse trabalho, que possui como base os dados da malha territorial do Estado.
Desde 2017
Conforme levantamento que fizemos junto ao próprio Iteral, a solicitação foi feita ainda em novembro de 2017. Quando da solicitação, a prefeita de Belém, Paula Santa Rosa, esteve acompanhada da deputada estadual, Jó Pereira. A solicitação de revisão de limites abrange Taquarana, Tanque D´arca, Igaci e Palmeira dos Índios; e ainda, identificar a localização real dos equipamentos públicos.
Os gestores alegam a necessidade desse trabalho técnico, para a elucidação das dúvidas e aplicação adequada dos recursos públicos, sem cometer ato de improbidade administrativa. A equipe técnica responsável pelo trabalho de campo é coordenada pelo técnico de agrimensura Milton Melo.
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
