“Estou em um país capitalista”, diz Bolsonaro ao desembarcar na China
No início deste mês, a China comemorou 70 anos da revolução comunista, encabeçada por Mao Tsé Tung
No início deste mês, a China comemorou 70 anos da revolução comunista, encabeçada por Mao Tsé Tung
O presidente Jair Bolsonaro está em uma missão do governo pela Ásia e o Oriente médio. Após participar no Japão da cerimônia de entronização do imperador Naruhito, o pesselista chegou, na manhã desta quinta-feira 24, na China.
Ao desembarcar em Pequim, o presidente parou para conversar com os jornalistas. Ao ser questionado por um repórter se não existia nenhum constrangimento dele estar em um país comunista, Bolsonaro disparou: “Estou em um país capitalista”.
Durante sua campanha presidencial, Bolsonaro atacou o comunismo e chegou a fazer críticas a China, país que no início do mês comemorou 70 anos da revolução comunista, encabeçada por Mao Tsé Tung. Na época, Bolsonaro visitou Taiwan e afirmou que “a China não estava comprando no Brasil, mas comprando o Brasil”.
Os comentários provocaram mal-estar no governo chinês, mas aos poucos as relações foram se normalizando depois Bolsonaro tomou posse. Em maio deste ano, o vice-presidente Hamilton Mourão visitou a China e ajudou a acalmar as autoridades locais.
Ao ser questionado sobre a guerra comercial entre China e Estados Unidos, o presidente preferiu não se envolver. “Não é briga nossa”, afirmou. “Queremos nos inserir sem qualquer viés ideológico nas economias do mundo”.
Durante a tarde desta quinta-feira (23), está previsto um passeio de Bolsonaro pela Grande Muralha da China. Na sexta-feira (24), começa a agenda oficial. Depois de sua visita na China, o presidente parte para Emirados Árabes, Catar e Arábia Saudita.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
