Por amor à Cultura, exonerados fazem Fliara acontecer
Apesar de estarem, oficialmente, desempregados, servidores da Secretaria de Cultura trabalham em evento
A Feira Literária de Arapiraca (Fliara) encerra hoje sua segunda edição com um gostinho de vitória para os organizadores do evento. A crise política e econômica vivida pela prefeitura de Arapiraca por pouco não conseguiu tirar o brilho do evento, que só foi possível graças a abnegação dos servidores da Secretaria Municipal de Cultura, que mesmo exonerados na quarta-feira (27), continuaram trabalhando para fazer o evento acontecer.
Segundo informações recebidas pelo 7Segundos, a totalidade do quadro de servidores da Secretaria de Cultura é composta de servidores contratados e comissionados, que estão entre os mais de 700 demitidos pelo prefeito Rogério Teófilo. A expectativa é de que, ao menos uma parte dos exonerados da secretaria seja readmitida a partir de segunda (02) e por isso eles buscam também "mostrar serviço".
O clima, no entanto, não é dos melhores. Até mesmo entre aqueles que, no início da semana receberam um mês dos vencimentos atrasados, há ainda incertezas quanto a próxima vez que o salário vai cair na conta, principalmente quem, de fato, estará desempregado a partir de segunda-feira. A insatisfação entre os servidores é generalizada, até mesmo entre os efetivos. Muitos deles jamais passaram por situação parecida no serviço municipal e querem ouvir, ao menos, uma explicação do prefeito para o atraso nos salários.
"O prefeito que, no primeiro ano de mandato se vangloriava de ter pago uma folha de pagamento da ex-prefeita Célia Rocha e que, em vários momento falava que a valorização do servidor público era prioridade, agora não dá nenhuma explicação para esses atrasos de salários e, pior, não dá nenhuma perspectiva de normalizar os pagamentos, quem dirá pagar o décimo terceiro, que é direito nosso. Nunca vi uma falta de compromisso como essa na prefeitura de Arapiraca", desabafou uma servidora, que pediu para não ter o nome revelado.
A própria Fliara sofreu as consequências da crise da prefeitura. A programação foi divulgada com tão pouca antecedência que muitos acreditavam que sequer iria acontecer. Além disso, a organização precisou retificar o programa porque a atração principal do evento, a cantora, compositora e instrumentista, Fernanda Takai, foi cancelada, aparentemente devido a "conflitos de agenda".
Veja também
Últimas notícias
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
