Por amor à Cultura, exonerados fazem Fliara acontecer
Apesar de estarem, oficialmente, desempregados, servidores da Secretaria de Cultura trabalham em evento
A Feira Literária de Arapiraca (Fliara) encerra hoje sua segunda edição com um gostinho de vitória para os organizadores do evento. A crise política e econômica vivida pela prefeitura de Arapiraca por pouco não conseguiu tirar o brilho do evento, que só foi possível graças a abnegação dos servidores da Secretaria Municipal de Cultura, que mesmo exonerados na quarta-feira (27), continuaram trabalhando para fazer o evento acontecer.
Segundo informações recebidas pelo 7Segundos, a totalidade do quadro de servidores da Secretaria de Cultura é composta de servidores contratados e comissionados, que estão entre os mais de 700 demitidos pelo prefeito Rogério Teófilo. A expectativa é de que, ao menos uma parte dos exonerados da secretaria seja readmitida a partir de segunda (02) e por isso eles buscam também "mostrar serviço".
O clima, no entanto, não é dos melhores. Até mesmo entre aqueles que, no início da semana receberam um mês dos vencimentos atrasados, há ainda incertezas quanto a próxima vez que o salário vai cair na conta, principalmente quem, de fato, estará desempregado a partir de segunda-feira. A insatisfação entre os servidores é generalizada, até mesmo entre os efetivos. Muitos deles jamais passaram por situação parecida no serviço municipal e querem ouvir, ao menos, uma explicação do prefeito para o atraso nos salários.
"O prefeito que, no primeiro ano de mandato se vangloriava de ter pago uma folha de pagamento da ex-prefeita Célia Rocha e que, em vários momento falava que a valorização do servidor público era prioridade, agora não dá nenhuma explicação para esses atrasos de salários e, pior, não dá nenhuma perspectiva de normalizar os pagamentos, quem dirá pagar o décimo terceiro, que é direito nosso. Nunca vi uma falta de compromisso como essa na prefeitura de Arapiraca", desabafou uma servidora, que pediu para não ter o nome revelado.
A própria Fliara sofreu as consequências da crise da prefeitura. A programação foi divulgada com tão pouca antecedência que muitos acreditavam que sequer iria acontecer. Além disso, a organização precisou retificar o programa porque a atração principal do evento, a cantora, compositora e instrumentista, Fernanda Takai, foi cancelada, aparentemente devido a "conflitos de agenda".
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
