HE do Agreste tem redução de 13% no atendimento a vítimas de acidentes de trânsito
Dos quase 11 mil atendimentos, 6.332 foram de pacientes vítimas de quedas de motos

Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, já atendeu 10.995 vítimas de acidentes no trânsito, de janeiro até a primeira semana deste mês de dezembro. No mesmo período do ano passado foram contabilizados 12.465 atendimentos. Os dados são do sistema Hospub e consolidados pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica do HE do Agreste.
Os números apontam para uma redução da ordem de 13,4% nos atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito na unidade hospitalar, que é referência em traumas de Média e Alta complexidade. Além de prestar assistência aos moradores de mais de 50 municípios de Alagoas, o serviço recebe, ainda, usuários de algumas cidades de Pernambuco, Sergipe e Bahia.
Ainda de acordo com o levantamento, dos mais de dez mil casos de assistências a vítimas de acidentes no trânsito, 6.332 foram de pacientes com traumas provocados por quedas de motos.
Como forma de comparação, no mesmo período do ano passado, o hospital atendeu 7.134 pessoas que caíram de motos e tiveram de ser atendidas no maior hospital público do interior de Alagoas. O levantamento também aponta uma redução da ordem de 11,2% para esse tipo de ocorrência.
Segundo a coordenadora do Serviço de Vigilância Epidemiológica do Hospital de Emergência do Agreste, assistente social Ana Lúcia Lima, os fatores da redução podem ser creditados as campanhas de prevenção dos acidentes e promoção da saúde, desenvolvidas pelos diversos órgãos que encampam as ações.
Ela cita as Secretarias Municipais de Saúde, Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (SMTTs) e os Serviços Social do Transporte e Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), entre outros órgãos, enfatizando a necessidade da observância das normas e leis de trânsito, bem como, evitar a combinação álcool e direção.
"Muito ainda precisamos avançar, mas, a redução já indica que estamos conseguindo o nosso objetivo, com o apoio da Gerência Geral do Hospital de Emergência do Agreste”, ressaltou a coordenadora do Serviço de Vigilância Epidemiológica do Hospital de Emergência do Agreste, assistente social Ana Lúcia Lima.
Veja também
Últimas notícias

Prazo final para recadastramento de permissionários da SMTT Arapiraca vai até 10 de setembro

Nova edição do Tardezinha Cultural terá programação temática religiosa

Câmara aprova Projeto de Lei de concurso com 235 vagas em Porto Calvo

Ana Paula Siebert dá resposta afiada a amigo que disse que ela seria trocada por Justus: 'Ele já vai ter morrido'

Justiça condena hospital e funerária a indenizar família por troca de corpos durante pandemia
Mulher é presa em Arapiraca por falsificar atestados médicos e vender por R$ 70
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
