HE do Agreste tem redução de 13% no atendimento a vítimas de acidentes de trânsito
Dos quase 11 mil atendimentos, 6.332 foram de pacientes vítimas de quedas de motos
Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, já atendeu 10.995 vítimas de acidentes no trânsito, de janeiro até a primeira semana deste mês de dezembro. No mesmo período do ano passado foram contabilizados 12.465 atendimentos. Os dados são do sistema Hospub e consolidados pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica do HE do Agreste.
Os números apontam para uma redução da ordem de 13,4% nos atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito na unidade hospitalar, que é referência em traumas de Média e Alta complexidade. Além de prestar assistência aos moradores de mais de 50 municípios de Alagoas, o serviço recebe, ainda, usuários de algumas cidades de Pernambuco, Sergipe e Bahia.
Ainda de acordo com o levantamento, dos mais de dez mil casos de assistências a vítimas de acidentes no trânsito, 6.332 foram de pacientes com traumas provocados por quedas de motos.
Como forma de comparação, no mesmo período do ano passado, o hospital atendeu 7.134 pessoas que caíram de motos e tiveram de ser atendidas no maior hospital público do interior de Alagoas. O levantamento também aponta uma redução da ordem de 11,2% para esse tipo de ocorrência.
Segundo a coordenadora do Serviço de Vigilância Epidemiológica do Hospital de Emergência do Agreste, assistente social Ana Lúcia Lima, os fatores da redução podem ser creditados as campanhas de prevenção dos acidentes e promoção da saúde, desenvolvidas pelos diversos órgãos que encampam as ações.
Ela cita as Secretarias Municipais de Saúde, Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (SMTTs) e os Serviços Social do Transporte e Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), entre outros órgãos, enfatizando a necessidade da observância das normas e leis de trânsito, bem como, evitar a combinação álcool e direção.
"Muito ainda precisamos avançar, mas, a redução já indica que estamos conseguindo o nosso objetivo, com o apoio da Gerência Geral do Hospital de Emergência do Agreste”, ressaltou a coordenadora do Serviço de Vigilância Epidemiológica do Hospital de Emergência do Agreste, assistente social Ana Lúcia Lima.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
