HE do Agreste tem redução de 13% no atendimento a vítimas de acidentes de trânsito
Dos quase 11 mil atendimentos, 6.332 foram de pacientes vítimas de quedas de motos
Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, já atendeu 10.995 vítimas de acidentes no trânsito, de janeiro até a primeira semana deste mês de dezembro. No mesmo período do ano passado foram contabilizados 12.465 atendimentos. Os dados são do sistema Hospub e consolidados pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica do HE do Agreste.
Os números apontam para uma redução da ordem de 13,4% nos atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito na unidade hospitalar, que é referência em traumas de Média e Alta complexidade. Além de prestar assistência aos moradores de mais de 50 municípios de Alagoas, o serviço recebe, ainda, usuários de algumas cidades de Pernambuco, Sergipe e Bahia.
Ainda de acordo com o levantamento, dos mais de dez mil casos de assistências a vítimas de acidentes no trânsito, 6.332 foram de pacientes com traumas provocados por quedas de motos.
Como forma de comparação, no mesmo período do ano passado, o hospital atendeu 7.134 pessoas que caíram de motos e tiveram de ser atendidas no maior hospital público do interior de Alagoas. O levantamento também aponta uma redução da ordem de 11,2% para esse tipo de ocorrência.
Segundo a coordenadora do Serviço de Vigilância Epidemiológica do Hospital de Emergência do Agreste, assistente social Ana Lúcia Lima, os fatores da redução podem ser creditados as campanhas de prevenção dos acidentes e promoção da saúde, desenvolvidas pelos diversos órgãos que encampam as ações.
Ela cita as Secretarias Municipais de Saúde, Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (SMTTs) e os Serviços Social do Transporte e Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), entre outros órgãos, enfatizando a necessidade da observância das normas e leis de trânsito, bem como, evitar a combinação álcool e direção.
"Muito ainda precisamos avançar, mas, a redução já indica que estamos conseguindo o nosso objetivo, com o apoio da Gerência Geral do Hospital de Emergência do Agreste”, ressaltou a coordenadora do Serviço de Vigilância Epidemiológica do Hospital de Emergência do Agreste, assistente social Ana Lúcia Lima.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
