Política

Teófilo volta à prefeitura na data-limite para não ser afastado

Administração do município está sob a responsabilidade do filho dele, Moacir Teófilo

Por 7Segundos 16/12/2019 18h06
Teófilo volta à prefeitura na data-limite para não ser afastado
Rogério Teófilo em reunião com o secretariado nesta segunda-feira (16) - Foto: Reprodução / Redes Sociais

Para evitar que a vice-prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos) assuma o Poder Executivo, o prefeito Rogério Teófilo interrompeu o tratamento de saúde e compareceu à prefeitura de Arapiraca na manhã desta segunda-feira (16), no prazo limite para que o gestor público fique afastado do município sem se licenciar do cargo, como o 7Segundos havia antecipado mais cedo.

Teófilo não chegou a Arapiraca a tempo de evitar um incêndio em um dos cômodos da residência onde mora, no Reserva Perucaba, mas tenta jogar um balde de água fria em quem quer vê-lo afastado do cargo de gestor do município. Desde o mês de julho, quando anunciou que havia passado por uma cirurgia para desentupir um canal que liga o pâncreas ao fígado, o prefeito passa mais tempo fora de Arapiraca do que cumprindo expediente no gabinete. 

Da última vez, após passar um breve período em Arapiraca, Teófilo não era visto no Centro Administrativo desde o início dezembro. A Lei Orgânica da prefeitura de Arapiraca estabelece, no artigo 39, que caso o chefe do Executivo se ausente por mais de 15 dias da cidade, ele deve solicitar uma licença à Câmara Municipal, que deve dar posse, interinamente, ao vice-prefeito. Caso o prefeito não tivesse comparecido hoje ao Centro Administrativo, Fabiana Pessoa poderia reivindicar a posse como prefeita à Câmara de Vereadores. 

Apesar de a maioria dos parlamentares integrarem a base governista, o desgaste de Rogério Teófilo é tão grande que havia chance de Fabiana Pessoa ser empossada sem grandes problemas. "O prefeito está passando por um momento difícil e mesmo assim continua no comando do município. Aceitamos e respeitamos demais essa atitude dele, o problema é que Arapiraca está chegando ao caos, a cidade não pode espertar que ele supere os problemas de saúde", declarou um vereador que integra a base aliada, na condição de ter a identidade mantida sob sigilo.

Com a saúde precária de Teófilo, decisões importantes do município estão sendo tomadas pelo filho dele, Moacir Neto, nomeado por Rogério como secretário-executivo de gabinete. Com carta branca, ele chega a convocar os secretários para reuniões e se senta na cabeceira da mesa, no lugar do pai. Nos corredores do Centro Administrativo, fala-se que essa atitude é para que Moacir Neto "sinta o gostinho" e seja preparado pelo grupo político para as eleições municpais.  

O esforço de Rogério Teófilo em se manter no comando da prefeitura de Arapiraca faz com que existam especulações de que ele, secretamente, teria articulado a outro grupo político para evitar que Fabiana Pessoa assuma o cargo e possa ganhar créditos, caso consiga resolver pelo menos parte dos problemas da administração municipal. Mas, diante do cenário atual na prefeitura, talvez não seja bom para a política, que deve buscar a reeleição encabeçando uma chapa em outubro de 2020, assumir os bônus e os ônus da chefia do Executivo neste momento. Até porque ninguém sabe ao certo o tamanho do rombo nas contas da prefeitura, que demitiu, cortou gratificações, mas mesmo assim não consegue dar sequer uma previsão de quando irá regularizar os salários atrasados de contratados e comissionados. 

No início da noite desta segunda-feira (16) o prefeito Teófilo postou em suas redes sociais um vídeo de uma reunião com o secretariado.