Com poucos delegados concursados, Regional de Arapiraca sofre mudanças no atendimento
Delegados alagoanos não aceitam mais cumprir uma carga horária superior a 40 horas semanais.
A população de Arapiraca, e demais cidades do agreste, sentem os reflexos das mudanças ocorridas no funcionamento da Central de Polícia Civil. Nos dias de terça, quarta e quinta-feira, o funcionamento vai até às 13hs. A partir das 13h, seguindo até às 08 horas da manhã do dia seguinte, os flagrantes são feitos, geralmente, em Maceió.
Ou seja, até às 13 horas, é possível fazer todos os procedimentos na Central de Polícia de Arapiraca. Depois desse horário, casos de flagrante, Termo Circunstanciado de Ocorrência e Boletim de Ocorrência Circunstanciado (quando envolve menores), são encaminhados para a Central de Flagrantes, na capital alagoana.
Nos dias de sexta-feira, sábado, domingo e segunda-feira, a Central funciona em regime de plantão, quando os procedimentos são feitos normalmente em Arapiraca, segundo a informação apurada pelo 7segundos. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol/AL), os agentes e delegados estão trabalhando apenas em horário comercial.
Votação
A expectativa é que a situação seja normalizada no início do próximo ano, quando a Assembleia Legislativa de Alagoas deve votar o “serviço voluntário de plantão.” A votação deve acontecer na volta do recesso parlamentar. É bom lembrar que os delegados alagoanos não estão aceitando mais cumprir uma carga horária superior a 40 horas semanais.
A situação
A origem desse problema seria o acúmulo de trabalho e o baixo efetivo de profissionais na Polícia Civil de Alagoas (PC/AL). Com isso, a Associação dos Delegados de Polícia (Adepol/AL) fez uma assembleia e, desde o dia 1º de dezembro, os servidores passaram a cumprir a carga horária exigida - que corresponde a 40 horas semanais - e não acumulam delegacias sem que haja a devida remuneração.
Conforme dados da Adepol, o número de delegados é insuficiente para fazer a cobertura dos 101 municípios, sendo que destes servidores, existem aqueles que já estão com tempo de requererem a aposentadoria. O ofício, elaborado após a assembleia com as decisões conjuntas da Adepol e do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Alagoas (Sindepol/AL), foi encaminhado à Delegacia Geral da Polícia Civil.
O último concurso foi realizado em 2012. De acordo com o Governo do Estado existe o planejamento para um novo concurso em 2020.
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
