Com poucos delegados concursados, Regional de Arapiraca sofre mudanças no atendimento
Delegados alagoanos não aceitam mais cumprir uma carga horária superior a 40 horas semanais.
A população de Arapiraca, e demais cidades do agreste, sentem os reflexos das mudanças ocorridas no funcionamento da Central de Polícia Civil. Nos dias de terça, quarta e quinta-feira, o funcionamento vai até às 13hs. A partir das 13h, seguindo até às 08 horas da manhã do dia seguinte, os flagrantes são feitos, geralmente, em Maceió.
Ou seja, até às 13 horas, é possível fazer todos os procedimentos na Central de Polícia de Arapiraca. Depois desse horário, casos de flagrante, Termo Circunstanciado de Ocorrência e Boletim de Ocorrência Circunstanciado (quando envolve menores), são encaminhados para a Central de Flagrantes, na capital alagoana.
Nos dias de sexta-feira, sábado, domingo e segunda-feira, a Central funciona em regime de plantão, quando os procedimentos são feitos normalmente em Arapiraca, segundo a informação apurada pelo 7segundos. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol/AL), os agentes e delegados estão trabalhando apenas em horário comercial.
Votação
A expectativa é que a situação seja normalizada no início do próximo ano, quando a Assembleia Legislativa de Alagoas deve votar o “serviço voluntário de plantão.” A votação deve acontecer na volta do recesso parlamentar. É bom lembrar que os delegados alagoanos não estão aceitando mais cumprir uma carga horária superior a 40 horas semanais.
A situação
A origem desse problema seria o acúmulo de trabalho e o baixo efetivo de profissionais na Polícia Civil de Alagoas (PC/AL). Com isso, a Associação dos Delegados de Polícia (Adepol/AL) fez uma assembleia e, desde o dia 1º de dezembro, os servidores passaram a cumprir a carga horária exigida - que corresponde a 40 horas semanais - e não acumulam delegacias sem que haja a devida remuneração.
Conforme dados da Adepol, o número de delegados é insuficiente para fazer a cobertura dos 101 municípios, sendo que destes servidores, existem aqueles que já estão com tempo de requererem a aposentadoria. O ofício, elaborado após a assembleia com as decisões conjuntas da Adepol e do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Alagoas (Sindepol/AL), foi encaminhado à Delegacia Geral da Polícia Civil.
O último concurso foi realizado em 2012. De acordo com o Governo do Estado existe o planejamento para um novo concurso em 2020.
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
