Economia

Prefeitura de Arapiraca não paga 13º e revolta servidores

Somente os servidores da educação terão o 13º depositado na conta

Por 7Segundos 20/12/2019 11h11
Prefeitura de Arapiraca  não paga 13º e revolta servidores
Rogério Teófilo não paga 13º e revolta servidores efetivos   - Foto: Reprodução

O clima de tensão e revolta é grande nos corredores do Centro Administrativo Municipal de Arapiraca. Funcionários efetivos e comissionados estão inconformados com a confirmação que  o 13º salário não será pago hoje. Essa notícia vai de encontro com a nota oficial do município divulgada na manhã desta sexta-feira (20), afirmando que o município realizaria o pagamento.

De acordo com fontes ligadas ao setor de finanças do município, somente os servidores efetivos da Educação vão receber a décima terceira parcela do salário. Ainda segundo essa mesma fonte, não há previsão da data de pagamento.

“Essa gestão tá achando que a gente é palhaço.  No mesmo dia que emite uma nota na imprensa afirmando que vai pagar, agora desmente tudo e não paga o nosso décimo”, falou revoltado um servidor.

Ainda segundo a fonte, os servidores efetivos da Educação só estão com o pagamento do 13º garantido porque os recursos são federais. Os demais servidores devem passar as festividades do natal e do ano novo sem dinheiro no bolso.  

Além da falta de pagamento do 13ºsalário dos servidores efetivos, o município também está com atraso de até dois meses no pagamento do salário dos funcionários contratados e comissionados.  O 13º para essas duas categorias no momento, é um sonho distante.

Veja na íntegra a nota divulgada pela Prefeitura  Municipal :

A Prefeitura de Arapiraca comunica à população que, desde o início da atual gestão, mesmo com as dívidas herdadas pela gestão anterior, vem honrando seus compromissos com os mais de 10 mil servidores ativos e inativos do município.

Todavia, nos últimos meses, a baixa arrecadação, a queda nos valores dos repasses estaduais e federais, além da necessidade do aporte de recursos próprios na previdência municipal, agravaram a já baixa capacidade financeira da prefeitura, resultando em atrasos no pagamento de uma pequena, porém não menos importante, parcela de servidores.

Mesmo em meio ao cenário econômico desfavorável, a prefeitura tem trabalhado para preservar a saúde financeira do município, manter a qualidade dos serviços ofertados à população, e claro, regularizar a folha.

Para isso, foram adotadas medidas rigorosas de redução de custos em todas as áreas da administração municipal e foram captados novos recursos para solucionar definitivamente a demora em alguns pagamentos.

Ações que permitem a prefeitura iniciar, hoje, a regularização dos salários e pagar o 13º salário dos servidores, ativos e inativos do município.

Um movimento que injeta mais de 32 milhões de reais no comércio e contribui de imediato para o retorno da normalidade econômica de todos.

A atual gestão, desde o primeiro dia, tem reconhecido a importância dos servidores, realizando processos seletivos e concedendo os reajustes legais de todas as categorias.

Num diálogo sempre transparente com a população, a Prefeitura de Arapiraca reitera o seu compromisso com os seus mais de 10 mil servidores e pede a compreensão de todos para o momento político e econômico nacional que penaliza e sobrecarrega quase noventa por cento dos municípios brasileiros.