Governo brasileiro pede adiamento de reunião com autoridades do Irã
Itamaraty diz preferir esperar volta de embaixador, que faz tratamento de saúde, para conversas com autoridades persas
A pedido do Itamaraty, o Irã adiou a reunião que haveria nesta quarta-feira, em Teerã, entre funcionários daquele país e a encarregada de negócios da embaixada do Brasil, Maria Cristina Lopes. A justificativa para a postergação da audiência, ainda sem data marcada para acontecer, é que o Ministério das Relações Exteriores prefere que o embaixador Rodrigo Azeredo, titular do posto, volte a representar o governo brasileiro nas conversas com as autoridades persas.
Foi adiada [a reunião] até o retorno do embaixador ao posto, de forma a torná-la uma reunião de nível hierárquico mais alto - disse ao GLOBO uma graduada fonte do governo brasileiro.
O encontro havia sido agendado antes do agravamento da crise entre Estados Unidos e Irã, causada pelo assassinato do general iraniano Qasem Soleimani no Iraque, no última quinta-feira. O militar, que dirigia a Guarda Revolucionária, foi atingido por um míssil americano no Iraque.
Após o episódio, o Itamaraty divulgou uma nota no dia seguinte à morte do general respaldando a ação dos EUA, sob o argumento de que é preciso combater o "flagelo do terrorismo". A manifestação do governo brasileiro, que rompe com a tradição diplomática do país e preocupou diplomatas no Oriente Médio, levou Teerã, no domingo passado, a convocar o embaixador do Brasil para dar explicações sobre a posição brasileira.
Azeredo atualmente se encontra internado no Rio, com pneumonia.
Maria Cristina Lopes compareceu ao chamado no lugar de Rodrigo Azeredo. Na ocasião, as autoridades iranianas afirmaram estarem desapontadas com o Brasil. A diplomata esclareceu que a nota não condenava o Irã, mas as ações do país no Oriente Médio. Disse que o governo do presidente Jair Bolsonaro agia, nesse caso, com pragmatismo.
A reunião desta quarta-feira seria para tratar de assuntos culturais. Mas havia a expectativa de que a crise entre EUA e Irã voltaria a ser discutida.
O Brasil e o Irã mantém relações desde 1903. A relação entre os países se intensificou a partir de 2008, quando houve crescimento de iniciativas bilaterais e visitas de altas autoridades de ambos os países.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
