Professora ensina balé para meninas carentes do Conjunto Brisa do Lago, em Arapiraca
Através da arte a estudante de Educação Física proporciona cidadania para as crianças

A estudante de Educação Física Fabiana Leonel, moradora do Conjunto Residencial Brisa do Lago, na periferia da cidade de Arapiraca, é ex-dançarina de bandas de forró e há sete meses vem dedicando a maior parte do seu tempo para ensinar balé. Seu público é um grupo de 20 meninas, que vivem naquela comunidade.
Fabiana criou o grupo Ballet Dance Brisa na Ponta do Pé que começou com apenas três alunas e, atualmente, 20 meninas participam do projeto. A estudante de Educação física destaca que a dança é sua vida. “Trabalhei como artista de rua e dançarina em bandas de forró, mas sempre tive o sonho de ser bailarina”, relata.
As aulas de balé são realizadas em um salão improvisado. As dificuldades são muitas para colocar o sonho de criança em prática.
Desempregada e mãe de três filhos, sendo uma adolescente de 15 anos, que também é estudante de balé, Fabiana Leonel conta que decidiu dar aulas de balé para custear as despesas da faculdade de Educação Física e ajudar o marido no sustento da família.
Devido às dificuldades financeiras do momento, o espaço onde acontecem as aulas de balé tem apenas o equipamento de som. O local ainda não dispõe de barras de apoio para as alunas e espelhos para as meninas acompanharem os próprios movimentos.
As alunas, com idade entre sete e 11 anos, participam das aulas acompanhadas pelas mães, que registram em fotos e vídeos, com seus próprios telefones, todos os passos das filhas.
“O balé exige muita disciplina e respeito às regras, além de exercícios físicos, alongamento, postura corporal, coordenação dos movimentos e muita interação entre professora e aluna”, salienta.
A estudante de Educação Física também faz questão de agradecer o apoio da Academia de Balé Selma Pimentel. “Sou aluna e estou colocando em prática tudo que estou aprendendo com a Selma, que recebeu um troféu como a melhor professora de balé de Arapiraca”, destaca.
Fabiana Leonel diz que cobra R$ 20 por mês de cada mãe ou pai de aluna para manter o espaço funcionando. Ela buscando mais apoio de empresários e comerciantes locais para ampliar o projeto e oferecer melhores condições para as meninas.
O projeto também está sendo ampliado para aulas de zumba.
Últimas notícias

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras

Unidade do Hemocentro de Arapiraca tem nova gerente

Mãe denuncia negligência médica após perder bebê em hospital de Maceió

Delmiro Gouveia recebe projeto “Pianusco - Som das Águas” neste sábado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
