Saúde

Tereza Nelma: “O Hospital do Amor de Arapiraca é um sonho que, agora, tem lugar para se tornar realidade”

Referência no tratamento e prevenção de câncer no Brasil, o Hospital do Amor conta com 10 unidades em funcionamento no país.

Por 7Segundos com assessoria 28/01/2020 17h05
Tereza Nelma: “O Hospital do Amor de Arapiraca é um sonho que, agora, tem lugar para se tornar realidade”
Adriana Toledo, chefe de gabinete da deputada federal Tereza Nelma, recebendo das mãos do prefeito Rogério Teófilo a cópia da lei de concessão do terreno para a construção do Hospital do Amor. - Foto: Reprodução

Arapiraca contará com uma unidade do Hospital de Amor, mais conhecido como Hospital de Câncer de Barretos, graças a uma emenda de 32 milhões de reais destinada pela deputada federal Tereza Nelma, junto ao senador Rodrigo Cunha. A assinatura para a concessão do terreno, onde o hospital será construído, foi assinado nessa terça-feira (28) pelo prefeito Rogério Teófilo, na presença de diversas autoridades. Tereza Nelma foi representada pela sua chefe de gabinete em Brasília, Adriana Toledo.

Esse sonho ganhou força após visita do presidente do Hospital do Amor, Fernando Prata, e do governador de Alagoas, Renan Filho, ao gabinete da deputada em Brasília, em agosto de 2019. A unidade de Arapiraca atuará principalmente na prevenção do câncer de mama e colo do útero, os dois tipos que mais acometem as mulheres brasileiras. Além do espaço físico, o hospital também contará com uma unidade móvel que percorrerá um raio de até 400km, intensificando a prevenção e o diagnóstico do câncer nas localidades vizinhas.

“É um sonho que se realizará. Os pacientes com câncer em Alagoas ainda sofrem para conseguir um atendimento, porque o Estado não consegue abraçar a demanda, que infelizmente só cresce. Uma unidade do Hospital do Amor, em Arapiraca, dará vazão a grande parte desses atendimentos pendentes, oferecendo uma estrutura e equipe capacitada. A expectativa é que finalmente, as pessoas com câncer em Alagoas, sejam atendidas dignamente e com o que há de melhor para lutarem por suas vidas”, disse a deputada Tereza Nelma, que se encontra internada em São Paulo, recuperando-se de complicações pós-cirúrgicas à retirada de um câncer no útero.

“Agradecer a Tereza. Ela que teve a capacidade de absorver e entender a importância de um hospital como esse em Arapiraca. Infelizmente ela não pôde prestigiar pessoalmente esse momento, mas em breve vamos nos encontrar novamente. Peço que levem para ela esse agradecimento das mulheres, dos homens e das famílias arapiraquenses e alagoanas”, agradeceu o prefeito Rogério Téofilo.

Referência no tratamento e prevenção de câncer no Brasil, o Hospital do Amor conta com 10 unidades em funcionamento no país. Somente em 2018, mais de 192 mil pacientes foram atendidos, com quase 1 milhão de procedimentos nas unidades móveis e nas instalações fixas da instituição, entre consultas, exames, terapias e cirurgias.