Tereza Nelma destina emenda para prevenção e combate à hanseníase em Alagoas
Do total da emenda, 500 mil reais serão destinados para a Universidade Estadual de Ciência da Saúde de Alagoas

A deputada federal Tereza Nelma garantiu emendas no valor de 700 mil reais para a prevenção e combate à hanseníase em Alagoas, que serão efetivadas durante o ano de 2020. Durante todo o ano de 2019 a deputada articulou, junto ao Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase- Morhan, nacional e alagoano, medidas para capacitar os profissionais de saúde e intensificar as campanhas preventivas no estado.
Do total da emenda, 500 mil reais serão destinados para a Universidade Estadual de Ciência da Saúde de Alagoas — Uncisal, para estruturação da Unidade de Atenção Especializada em Saúde, dedicado a implantação da Linha de Cuidado de Hanseníase no Estado de Alagoas. O Morhan Nacional receberá os demais 200 mil reais, que auxiliará no custeio de serviços e assistência hospitalar e ambulatorial para as pessoas com hanseníase em todo Brasil.
A deputada reforça que é preocupante o número de casos de hanseníase em Alagoas. Tendo em vista que, dados da Secretaria de Saúde de Alagoas revelam que, de 2014 a 2018 foram diagnosticados 1.642 casos. “Estou destinando essa emenda com o propósito de estruturar essa rede de atendimento básico e gratuito em Alagoas, e que a população possa contar com uma Unidade de referência para prevenção, detecção e tratamento da hanseníase em Alagoas. Já que uma média de 60% dos casos em Alagoas são diagnosticados tardiamente, quando os pacientes já apresentam graves sequelas. Muitas vezes pela dificuldade de diagnosticar a doença, que tem sintomas confundíveis com outras doenças de pele. Isso precisa acabar”, afirma Tereza Nelma, autora da lei municipal que instituiu o Janeiro Roxo em Maceió, dedicado à conscientização, controle e diagnóstico da hanseníase na capital.
Congresso iluminado com a cor roxa
Aderindo ao janeiro roxo, o Congresso Nacional está iluminado de roxo, referenciando a campanha nacional de combate e prevenção à hanseníase. É uma forma de chamar a atenção da sociedade para o elevado índice detectado no país. O Brasil ocupa a 2ª posição do mundo, entre os países que registram casos novos, perdendo apenas para a Índia.
A lei municipal nº 6.757, de 2018, de autoria de Tereza Nelma enquanto vereadora por Maceió, também determina que, a critério do gestor municipal, prédios públicos da capital devem receber iluminação com luzes na cor roxa. Além da promoção de palestras e atividades educativas, e veiculação de campanhas de mídia.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
