Luciano Barbosa anuncia ampliação do Programa Escola 10
O anuncio foi feito na manhã desta sexta-feira (7), na 1º Jornada Pedagógica, promovida pela 5ª Gere, em Arapiraca.
O vice-governador de Alagoas e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, retornou à cidade de Arapiraca, na manhã desta sexta-feira (7), para prestigiar o encerramento da 1º Jornada Pedagógica, promovida pela 5ª Gerência Regional de Educação (Gere).
O evento ocorreu no ginásio de esportes da Escola Estadual Senador Rui Palmeira (Premem), e contou com a participação de gestores, coordenadores e articuladores de ensino das escolas estaduais de Arapiraca e dos municípios de São Sebastião, Feira Grande, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano, Traipu, Craíbas, Limoeiro de Anadia, Taquarana e Coité do Nóia.
O evento também contou com a presença da gerente da 5a Gere, professora Ana Valéria Peixoto; vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eliane Cavalcante e o professor e psicólogo Gerson Alves, entre outros palestrantes.
A Jornada começou na segunda-feira (3) e foi concluída nesta sexta (7), com uma série de palestras e mostras de experiências bem sucedidas acerca do planejamento pedagógico, com vistas ao início do ano letivo de 2020.
As aulas estão previstas para começar na próxima segunda-feira (10) em 17 das 31 escolas ligadas à 5ª Gere. As outras unidades de ensino possuem um calendário diferenciado e iniciarão o ano letivo em seguida.
Durante o evento, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, disse que o momento era de agradecimento a todos os gestores, coordenadores, articuladores de ensino, como também aos professores e pessoal de apoio das escolas, pelos avanços conquistados em 2019.
Alagoas foi o estado que mais avançou nos indicadores do Ideb em todo o País. Saiu das últimas colocações e alcançou o 16° lugar no ranking nacional.
Escola 10
“Essa conquista é fruto do trabalho conjunto de todos vocês. Ainda temos muito a avançar e vamos ampliar o Programa Escola 10, em parceria com os municípios, para inserir a alfabetização e corrigir o fluxo entre idade e série dos alunos”, adiantou Luciano Barbosa.
O Programa Escola 10 foi lançado em 2017 como uma proposta de articulação com os municípios para a melhoria da qualidade da educação em Alagoas.
Dentre as principais estratégias estão o acompanhamento pedagógico de todas as escolas públicas municipais e estaduais, com a realização da Prova Alagoas com diagnóstico, fornecimento de material didático complementar, designação de três mil articuladores de ensino para atuar em todas as escolas, além das formações para articuladores, secretários municipais de Educação e gestores das escolas da rede estadual.
O Escola 10 virou um programa de estado, por meio de lei sancionada pelo governador Renan Filho, após aprovação de projeto pela Assembleia Legislativa.
Rateio
Ainda durante o evento, na Escola Estadual Senador Rui Palmeira (Premem), na cidade de Arapiraca, Luciano Barbosa revelou que está aguardando o retorno das atividades na Assembleia Legislativa, para que o projeto de rateio do Fundeb seja aprovado e os recursos distribuído com os educadores.
Veja também
Últimas notícias
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
