Conselho Regional de Farmácia orienta foliões sobre uso de medicamentos durante o carnaval
A automedicação é uma realidade presente em 77% dos brasileiros
Faltando poucos dias para o carnaval, os preparativos já estão sendo organizados: fantasia, bebidas, comidas e o conhecido “kit antiressaca”, que normalmente contém medicamentos isentos de prescrição médica. A automedicação é uma realidade presente em 77% dos brasileiros, por isso, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL) alerta os foliões para os perigos causados pela ingestão destes medicamentos.
Entre os itens mais procurados estão analgésicos, antiácidos e hepatoprotetores. A farmacêutica Mariana Oliveira, explica que o ideal é um trabalho de prevenção. “Não é o medicamento que vai curar a ressaca, existem outras medidas que devem ser tomadas pelo folião para evitar os efeitos indesejáveis do uso excessivo de bebida alcoólica”, falou.
Uma das orientações é que entre um gole de bebida e outro, haja o consumo de água para que o corpo se mantenha hidratado. “Não adianta beber um litro de água antes de dormir, se você não se hidratou durante a festa, a ressaca vai aparecer. O consumo de água antes, durante e depois de beber auxilia na redução da toxicidade do álcool”, informou.
Mariana ressalta que se alimentar bem faz toda diferença já que o álcool é corrosivo para a mucosa do estômago, sendo assim esse órgão precisa de uma atenção extra. Comida rica em amido, vegetais, alimentos com glicose ajudam a proteger o organismo. “O ideal é se alimentar também enquanto ingere álcool e se possível revezar a bebida alcóolica com outros líquidos como água ou refrigerante”, recomendou.
Caso, o folião queria levar seus medicamentos, Mariana orienta que eles sejam utilizados com cautela. “Recomenda-se o AAS para dor de cabeça, e algum medicamento pra enjoo. Deve-se evitar dipirona e paracetamol, pois são tóxicos para o fígado, podendo aumentar a toxicidade produzida pelo álcool”, alerta.
A farmacêutica alerta que os medicamentos para enjoo após a bebedeira, pode ocasionar mais sono e deve-se ter cuidado principalmente se for dirigir. “A minha sugestão é que para curar o mal estar o folião tome um delicioso caldo de cana e uma xícara de café”, pontuou.
Veja também
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
