Cirurgia em Arapiraca possibilita reconstrução craniofacial em criança alagoana
A operação foi realizada de forma inédita no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho

O sorriso tímido mantido pelas cicatrizes na face após sete horas de cirurgia não escondem a alegria do pequeno morador do Sítio Poço do Juazeiro, município de Piranhas, em Alagoas. Ao lado do pai, Antônio Carlos, de 30 anos, e do coordenador do setor de Bucomaxilo, Ricardo Watson, o pequeno Carlos Henrique, de 9 anos, se recupera, e bem, de uma cirurgia que separou a mandíbula do crânio.
A operação, realizada de forma inédita no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, no agreste alagoano, ocorreu na última quarta-feira de cinzas, 26, e contou com uma grande equipe de profissionais, especialistas nesse tipo de cirurgia.
“Era muito arriscada e delicada em todas suas etapas. Mas foi feita através do SUS, sem a necessidade de judicialização pela família, e graças ao custeio da Secretaria de Estado da Saúde, pelo programa Mais Saúde. Já estamos comemorando o sucesso e a boa recuperação desse menino”, falou Ricardo.
Vítima de um acidente, quando viajava na garupa de uma moto com o pai, em 2018, a criança enfrentou uma saga de anos por sua recuperação. No entanto, o tratamento não evoluiu, sobretudo pela falta de manutenção nas terapias complementares, como a fisioterapia motora. Primeiro filho de um casal de agricultores, Carlos teve dificuldades em manter a rotina de cuidados médicos.
O resultado disso foi que ele teve comprometida a abertura de sua boca para tarefas cotidianas ditas simples, como comer, escovar os dentes e sorrir. Antes do procedimento no hospital regional, o garoto tinha uma abertura de boca de apenas quatro milímetros, pouco mais do que a circunferência de uma caneta esferográfica. Agora, a abertura já ultrapassa quatro centímetros. “Tudo era difícil. A gente tinha que cortar tudo miudinho”, explicou o pai, que contou ainda que o filho já conseguiu se alimentar com farto pedaço de bife.
Operação
A cirurgia foi realizada junto com os especialistas Pedro Dantas e Flavia Lima, além do apoio do médico Lavinio Juliano, da anestesista Whadi Seabra e de outros profissionais, como instrumentadoras e especialistas.
Com previsão de alta para a próxima semana, Carlos, que é estudante da quarta série, deve voltar para casa e as atividades normalmente. “Ele precisará voltar regularmente e manter as sessões de fisioterapia, porque caso contrário há risco de recidiva”, explicou o Ricardo Watson, acrescentando que um dos problemas seria o atrofiamento da mandíbula, e até mesmo do rosto.
“Histórias como essa reforçam o propósito de nosso Hospital, que é de atender e melhorar a vida de pessoas. Estamos confiantes na recuperação desse garoto, que é exemplo para todos”, comentou o diretor médico do Hospital Regional, Ulisses Pereira.
Últimas notícias

Sine Porto Calvo oferece 180 vagas de emprego

Com recurso destinado por Alfredo Gaspar, Centro Cirúrgico do Hospital Santa Rita é inaugurado em Palmeira

Orquestra Sinfônica Brasileira traz Programa Conexões Musicais para Penedo

Primeira capacitação do catálogo Raízes Criativas reuniu mais de 50 empreendedoras

Após quase 40 anos sem contato, moradora de São Paulo procura por parentes em Arapiraca

Suspeito de homicídios e ataques incendiários, traficante morre em confronto com a polícia de AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
