Alegando problemas de abastecimento moradores fazem manifestação em São Brás
Movimento sem Água chegou a ocupar o escritório da Casal na cidade

A cidade de São Brás está localizada as margens do rio São Francisco, além de ser a sede da Estação de Tratamento de Água (ETA), que garante o abastecimento de dez municípios do agreste, incluindo Arapiraca. Apesar disso, enfrenta vários problemas de abastecimento que atingem diversos bairros e a região central. Na manhã desta quarta-feira (18), moradores fizeram uma mobilização e chegaram a ocupar o escritório da Casal, onde cobraram providências.
De acordo com Adriano Santos, um dos líderes da mobilização, inicialmente foi interrompido o trânsito na rodovia Governador Moacir Andrade. Em seguida, os usuários foram até o escritório da CASAL e ocuparam o prédio até por volta do meio dia. “Apesar da mobilização, não houve nenhuma resposta. Tudo ocorreu de forma pacífica e vamos continuar nossas reivindicações,” declarou.
Segundo Adriano Santos, os moradores pagam as faturas mas não recebem água. Nesta quinta-feira (19), o objetivo é intervir para que não seja feita a leitura de consumo. Na sexta-feira (20), o grupo pretende ir até a Estação de Tratamento, localizada no Morro do Gaia. “O objetivo é parar o bombeamento para as cidades do agreste, inclusive Arapiraca, saindo de lá apenas quando a Casal se comprometer, estabelecendo prazo para a resolução do problema do abastecimento,” falou Adriano.
O portal 7segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Casal e que encaminhou a seguinte Nota:
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que, na noite do último domingo (15), houve um rompimento de uma adutora de água tratada que leva o líquido da ETA Morro do Gaia para a cidade de São Brás. Na manhã de segunda-feira (16), o rompimento foi consertado e o abastecimento voltou a ser realizado. Mas, na noite da mesma segunda-feira (16), ocorreu uma queda de energia e, em decorrência disso, a tubulação rompeu novamente (por meio de um efeito chamado “golpe de aríete”).
Na manhã de terça-feira (17), a equipe de técnicos voltou ao local e consertou o rompimento mais uma vez. Porém, conforme divulgado amplamente ainda no fim de semana, o Sistema Coletivo do Agreste foi paralisado na terça-feira para execução de melhorias operacionais. Desse modo, o abastecimento de São Brás foi retomado nesta quarta-feira (18) pela manhã e segue em normalização.
A previsão é que até a manhã desta quinta (19) toda a cidade já esteja abastecida. Portanto, não procede a denúncia de que a cidade está há 10 dias sem água. A respeito da invasão ao escritório da Casal na cidade, a Companhia já procurou a Polícia Civil e registrou um TCO em desvafor do organizador do ato de vandalismo, que vem a ser um aspirante a político local.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
