Após dispensar alunos, Unirb exige que funcionários cumpram horário presencialmente
Professores ficam confinados em sala e apenas conversam entre si para passar o tempo
A faculdade Unirb em Arapiraca, assim como as outras instituições de ensino da cidade, dispensou os alunos como medida preventiva à propagação do coronavírus. Mas, em relação a professores e funcionários administrativos, a ordem é para que todos continuem cumprindo carga horária presencialmente de segunda a sexta-feira, conforme denúncia recebida pelo 7Segundos.
"Todos os professores ficam confinados na sala dos professores ou no laboratório de informática, salas sem ventilação natural, apenas com ar condicionado. Ficam batendo papo para passar o tempo, porque não tem o que fazer. A plataforma para as aulas em vídeo não está pronta e a internet muitas vezes não funciona", relatou um professor da instituição. Segundo ele, a decisão de manter os professores presencialmente na sede da faculdade veio da sede da Unirb, em Salvador (BA), e os coordenadores do pólo de Arapiraca estão reproduzindo a ordem.
Do início da semana até esta sexta-feira (20), a coordenação do curso fez duas reuniões, que reuniram dezenas de professores em um espaço fechado, apesar do protesto dos docentes em relação ao distanciamento social. De acordo com informações, a situação foi denunciada ao Ministério Público do Trabalho.
"Nestas reuniões eles pediram ajuda dos professores para tentar organizar a situação dos alunos, mas esse tipo de coisa poderia ser discutido e resolvido por meio das redes sociais. A postura da Unirb atenta contra a saúde de seus trabalhadores e contra a saúde pública", afirmou o professor, que afirma não estar cumprindo a determinação de comparecer à faculdade.
Ele conta que, como possui um segundo emprego, prefere correr o risco de ser demitido da faculdade do que passar pelo perigo de ser infectado pelo coronavírus. "Alguns professores estão fazendo o mesmo que eu. Se a gente for demitido, o salário vai fazer falta, mas manter a saúde e a de nossos familiares é mais importante neste momento. Outros trabalhadores que têm a faculdade como única fonte de sustento, estão cumprindo a determinação. Um dos professores, que é profissional de saúde, inclusive sai da UTI do Hospital de Emergência e vai direto para a faculdade. Mesmo não existindo, que se saiba nenhum caso confirmado da doença, precisamos nos precaver de todas as maneiras", ressaltou.
A reportagem tentou falar com a direção da faculdade Unirb em Arapiraca por meio do telefone divulgado por eles na página da internet, mas não conseguiu manter contato. Assim que a direção se posicionar sobre o assunto, a matéria será atualizada.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
