Promotoria de Justiça de Igaci cobra à prefeitura plano de contingência contra o Coronavírus
Procedimento tomou como base todas as orientações e documentos expedidos pelas autoridades das mais diferentes esferas de poder,
O Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio da Promotoria de Justiça de Igaci, levando em consideração a necessidade e a relevância de acompanhar as ações e serviços voltados ao monitoramento da pandemia da Covid-19, doença provocada pelo coronavírus, instaurou procedimento administrativo para cobrar a Prefeitura que crie um plano de contingência para combater a disseminação do vírus em toda a cidade.
De autoria da promotora de justiça Adriana Accioly, tal procedimento tomou como base todas as orientações e documentos expedidos pelas autoridades das mais diferentes esferas de poder, desde o Ministério da Saúde até a Prefeitura de Maceió e, inclusive, a nota técnica feita pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que explica como deve ser a atuação dos membros do Ministério Público brasileiro nas comarcas onde cada um trabalha. “O governo federal decretou situação de emergência de saúde pública de importância nacional para o coronavírus (COVID-19) e, diante desse fato, temos que buscar uma atuação institucional uniforme e firme para tentar proteger a população”, explicou ela.
“Estamos agindo nesse sentindo porque seguimos o que reza a Constituição da República, que elege a saúde como direito de todos e dever do estado, devendo ser garantida mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos. E a Constituição de Alagoas ratifica o que diz a lei maior do país”, acrescentou Adriana Accioly.
O plano de contingência
De acordo com a Portaria nº 1/20, a Prefeitura de Igaci deverá encaminhar à Promotoria de Justiça da cidade o Plano de Contingência Municipal com a máxima urgência.
Também foi enviado ofício à Secretaria Municipal de Saúde para que sejam adotadas as medidas cabíveis ao adequado funcionamento das ações e dos serviços envolvidos no monitoramento da pandemia. “Inclusive, já fomos informados que a prefeitura começou a divulgar as primeiras medidas”, disse a promotora.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
