Casos confirmados de coronavírus sobem para 1.128; Brasil tem 18 mortes
Ontem, uma portaria do ministério declarou que o Brasil inteiro possui transmissão sustentada

O ministério da Saúde informou hoje que os casos confirmados do novo coronavírus no país subiram de 904 para 1.128. Também foram contabilizadas 18 mortes por conta da covid-19, doença desencadeada a partir da presença do vírus no organismo.
Os números, apesar de oficiais, não refletem a realidade dos casos no Brasil, principalmente por conta da escassez de testes que podem verificar a presença do vírus. Outro fator são os pacientes assintomáticos, que não conseguem saber se estão ou não contaminados.
Ontem, uma portaria do ministério declarou que o Brasil inteiro possui transmissão sustentada —quando não há identificação da origem do vírus.
Até a última quinta, a pasta argumentava que esse tipo de contaminação estava presente apenas nos estados de São Paulo e Pernambuco, no interior de Santa Catarina, e nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
O estado de São Paulo continua liderando a lista das unidades federativas com mais contaminados. São 459 casos confirmados e 15 mortes. O Rio de Janeiro vem em seguida, com 119 casos. A região Sudeste representa 56,9% de todos os casos.
Pela terceira vez o ministério deixou de divulgar os casos suspeitos. João Gabbardo dos Reis, secretário executivo do ministério da Saúde, afirmou que a decisão de não divulgar esses números está relacionada ao fato de o país estar em meio à transmissão sustentada.
"Nós estamos numa situação em que já está caracterizada a transmissão comunitária. Com essa transmissão, qualquer um de nós pode ser um caso suspeito. Qualquer cidadão brasileiro que apresente síndrome gripal, é um caso suspeito. Não existe mais correlação com países, ou ter contato com algum caso confirmado", disse Gabbardo.
Veja também
Últimas notícias

Em rede nacional, Lula chama aliados de Trump de “traidores” e nega práticas desleais

Vereador Bero do Jardim é encontrado morto horas após assassinato em via pública

Prefeita Ceci acompanha início da Operação Tapa-Buraco em Atalaia

Doou dinheiro para motorista que forjou sequestro? Polícia orienta o que fazer

Em carta a Bolsonaro, Trump defende fim imediato de julgamento do STF

Justiça toma decisão sobre vídeo de homem exposto por traições no RS
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
