Farmacêutica do HEA orienta cuidados com automedicação durante a pandemia do Covid-19
Ana Renata Leandro diz que alguns medicamentos podem prejudicar diagnóstico precoce da doença
O novo Coronavírus, o Covid-19, está provocando mudanças significativas no comportamento das pessoas em todo o planeta. Isso inclui também a automedicação e o uso de alguns analgésicos e anti-inflamatórios para combater febre e sintomas de gripes e resfriados.
A farmacêutica do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Ana Renata Leandro, cita como exemplo os medicamentos como o ibuprofeno e a cortisona, que podem agravar o quadro de saúde do paciente e prejudicar o diagnóstico precoce da doença.
“Além disso, existem medicamentos que apresentam, na maioria dos casos, reações adversas que podem provocar danos irreparáveis à saúde da pessoa”, ressalta.
Ela explica que o tratamento para aliviar os sintomas, seja para uma gripe ou outras enfermidades, deve ser feito sob a orientação de um profissional de saúde especializado, no caso de um médico ou farmacêutico.
Ana Renata Leandro salienta que o novo Coronavírus é uma doença recente para todo mundo. A farmacêutica do HE do Agreste diz que os estudos e pesquisas sobre o uso da hidroxicloroquina e da cloroquina estão em andamento.
“Esses medicamentos são utilizados há muitos anos para o tratamento de pacientes com malária, artrite e lúpus e suas indicações somente poderão ser recomendadas por especialistas médicos”, acrescenta ela, citando a Portaria 344, do Ministério da Saúde, que ordena a compra somente por meio de receituário médico, para que as pessoas que já fazem uso desses fármacos não sejam prejudicadas com a falta do produto.
“O momento é de muito cuidados e cautela. As pessoas devem seguir em quarentena nas suas casas, principalmente os idosos. Caso apareçam sintomas como febre e resfriados, o recomendado é usar paracetamol e dipirona. E se os sintomas persistirem por mais tempo, o aconselhável é procurar o serviço de epidemiologia de sua cidade”, reforça a farmacêutica do HE do Agreste.
Veja também
Últimas notícias
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
