Alagoas

Agreste e Sertão acumulam 20% dos casos suspeitos de covid-19

Números ascendem alerta para população redobrar os cuidados

Por 7Segundos 28/03/2020 15h03
Agreste e Sertão acumulam 20% dos casos suspeitos de covid-19
Coronavirus - Foto: Reprodução

Desde que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) iniciou a emissão diária do Boletim Epidemiológico dos casos suspeitos e confirmados de covid-19 no Estado, as regiões do Agreste e Sertão foram registrando um aumento no número de investigações, chegando a corresponder 20% do total de Alagoas.

Centro do Agreste, a cidade de Arapiraca lidera diariamente o número de casos suspeitos, no último boletim divulgado nesta sexta-feira (27) tinha 19; seguindo na lista temos Santana do Ipanema com cinco e Palmeira dos Índios com três.

As regiões não conseguiram se manter em isolamento, já que depois da capital, os dois casos confirmados do novo coronavírus é de Porto Real do Colégio.

A Sesau pede que a população reforce os cuidados de higiene pessoal e que evitem sair de casa.

Como se prevenir do coronavírus

A prevenção contra a transmissão do novo coronavírus exige cuidados simples no dia a dia, como a forma correta de lavar as mãos, espirrar e tossir.

A prevenção deve ser feita, principalmente, pela higienização das mãos e de superfícies que possam estar contaminadas.

A higienização pode ser feita com água e sabão ou álcool gel, mas nunca apenas com água. Além das mãos, também é recomendável limpar com desinfetantes superfícies que possam estar infectadas e se manter a uma distância mínima de um metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo.

Ao espirrar, diz, é recomendável colocar o antebraço ou um lenço na frente do nariz e boca. Além disso, é preciso entender que ir ao trabalho com sintomas de gripe implica expor potencialmente outras pessoas à doença, segundo a especialista.

Já o uso de máscaras é mais recomendado para quem estiver em contato com alguém com qualquer sintoma gripal.