Alagoas

População aguarda decisão do Estado sobre prorrogação da quarentena

Decreto de isolamento de Renan Filho termina no próximo dia 30

Por Marcos Filipe Sousa 28/03/2020 14h02
População aguarda decisão do Estado sobre prorrogação da quarentena
Governador Renan Filho (MDB) - Foto: Reprodução

Se de um lado os empresários pressionam o Governo do Estado e terminar o período de isolamento, do outro lado a população teme pela sua saúde com a pandemia do novo coronavírus. O decreto de Renan Filho segue até o dia 30 de março, e em meio à guerra economia contra bem estar, alagoanos esperam quais serão as decisões tomadas pelo Executivo Estadual.

Na tarde deste sábado (28) o Estado emitiu uma nota informando que novas medidas serão alinhadas com o Consórcio Nordeste, que defende a ciência como norteadora de ações preventivas e protetivas.

Se depender dos governadores do Nordeste, a quarentena deve ser prorrogada já que estados como Pernambuco registrou um aumento considerado e o Ceará só perde para o Rio de Janeiro e São Paulo em pacientes confirmados com covid-19.

Durante a manhã diversos áudios circularam pela internet de empresários que se reuniram com Renan Filho pedindo a abertura do comércio de forma gradativa, defendendo o funcionamento em horário especial.

O Estado até está sexta-feira (27) tem 12 casos confirmados de covid-19.

Leia na íntegra a nota do governo de Alagoas:

A Secretaria de Estado da Comunicação de Alagoas informa que todas as medidas previstas no decreto emergencial continuam em vigor até o dia 30 de março. As precauções com base no isolamento social para evitar aglomerações e reduzir a circulação de pessoas seguem a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e autoridades médicas. A definição de novas medidas será alinhada com o Consórcio Nordeste, que defende a ciência como norteadora de ações preventivas e protetivas.

Sobre a evolução dessas medidas, os governadores nordestinos vão solicitar pronunciamento oficial do Conselho Federal de Medicina, Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde e Sociedade Brasileira de Infectologia, além do acompanhamento e orientação do Ministério Público Federal e do Ministério Público dos Estados.