Semarh acompanha chuvas acima da média e nível dos rios em Santana do Ipanema
Nas últimas 24 horas, choveu mais do que o esperado para todo mês e rompimento de barragem em Pernambuco também fez nível do Rio Ipanema subir
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos segue acompanhando o volume de chuvas e o nível dos rios do Estado de Alagoas nesta segunda-feira (30). Segundo monitoramento realizado pela Sala de Alerta, nas últimas 24 horas, choveu 70 milímetros em Santana do Ipanema. Mais que o esperado para todo o mês de março na região. Além disso, o rompimento de uma barragem em Pernambuco fez com que o nível do Rio Ipanema subisse dois metros acima da cota de transbordamento.
A média climatológica para todo o mês era de 65 milímetros, mas já foi registrando mais de 500 milímetros de chuvas na região. O aviso meteorológico emitido no último domingo (29) segue vigente e a instabilidade sobre o Oceano Atlântico continua podendo causar chuvas de intensidade moderada com algumas pancadas intensas, incidências de raios e acumulados significativos em todas as regiões alagoanas.
Nível do Rio Ipanema
Uma barragem particular no município de Águas Belas, em Pernambuco, rompeu e desaguou Rio Ipanema. As águas dessa barragem chegaram à cidade na manhã de hoje, fazendo com que o nível do riu subisse repentinamente mais de 1,5 m. No momento ele está dois metros acima da cota de transbordamento, ultrapassando aproximadamente 1,5 m a cheia da última semana.
A Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e hidrológicas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. O acompanhamento da previsão do tempo e do monitoramento dos rios pode ser feito pelo site da Semarh, por meio dos seguintes links: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-eclima/previsao e http://www.semarh.al.gov.br/boletim-hidrologico