Geral

Adiamento do IR: veja as vantagens de entregar a declaração antes

Prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física foi adiado para o dia 30 de junho, mas não deve ficar para última hora

Por R7 03/04/2020 08h08
Adiamento do IR: veja as vantagens de entregar a declaração antes
Adiamento do IR: veja as vantagens de entregar a declaração antes - Foto: Marcelo Casal Júnior

A Receita Federal adiou o prazo final de entrega da declaração do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) para o dia 30 de junho, devido à pandemia do coronavírus. Contudo, a entrega antecipada pode garantir uma renda extra em meio à crise e ainda beneficiar aqueles que podem sofrer redução no salário.  

Mas, mesmo com o adiamento do prazo, a recomendação é que o contribuinte prepare a declaração o quanto antes, porque pode facilitar a correção de eventuais erros e ainda adiantar um dinheiro extra para o contribuinte. É o que recomenda o especialista Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil.

"O alongamento de prazo é importante, mas é fundamental que o contribuinte preencha esse documento o quanto antes, mesmo que faltem documentos. Isso evita erros que possam levar para a malha fina. Já a entrega pode ser feita de forma estratégica para o contribuinte", avalia Domingos.

Domingos comenta que a maior parte dos documentos necessários para fazer a declaração já está liberada. "Informes de rendimentos e informes de pagamentos deveriam ter sido liberados e enviados até o dia 28 de fevereiro", destaca. 

O restante são documentos que os contruibuintes devem ter em casa, como, por exemplo, registro de compra e venda de imóveis, DUT (Documento Único de Transferência de Veículos), notas ficais de escola, médicos, entre outros.

"A ideia é fazer o quanto antes os pedidos de documentos que o contribuinte não possui, já que os estabelecimentos estão operando com horário reduzido e é possível encontrar alguma demora nestes atendimentos, nos cartórios, por exemplo", recomenda Domingos. 

Dinheiro extra

Para aqueles contribuintes que possuem a restituição do IR, o dinheiro pode vir em um momento muito oportuno, já que as datas para a devolução dos valores não foram alteradas. Assim, quanto antes for entregue a declaração, maiores são as chances de entrar nos primeiros lotes da restituição.

"Com a possibilidade da redução de jornadas e salários, determinada pela MP publicada na última quarta-feira (1º), estes valores podem ajudar aqueles afetados neste momento", indica Domingos. Além disso, existem linhas de crédito que antecipam estes valores.

Para aqueles contribuintes que precisarão pagar o imposto, também é ideal se antecipar. Porque ainda que o prazo final tenha sido adiado, os pagamentos não foram, e, pior, podem acumular em junho. "O primeiro pagamento deverá ser feito no dia 10 de junho, já a segunda cota deverá ser paga entre os dias 11 e 30 de junho", reforça o especialista.

Outro ponto importante destacado por Domingos é a possibilidade daqueles que possuem rendimentos acima de R$ 200 mil fazerem a entrega da declaração sem o recibo do ano anterior.

Para o diretor, a decisão mostrou o bom senso da Receita Federal. "O governo está auxiliando os contribuintes nesse momento de grande dificuldade. O adiamento foi o mais prudente", avalia o diretor da Confirp.

Entrega nos últimos dias

Aqueles contribuintes que possuem reservas e não estão precisando de dinheiro agora, existe uma certa vantagem em esperar um pouco. "Quem tem que pagar para a Receita valores de impostos terá como melhor planejar o caixa para esse pagamento, pois postergará o prazo", pondera.

"Nos últimos lotes gera uma correção monetária muito maior que a maioria das aplicações financeiras pagariam (taxa Selic), e detalhe, sem incidência de imposto de renda sobre o rendimento obtido", finaliza Richard Domingos.