Presidente da FETAG pede cautela e orienta agricultores quanto ao auxilio emergencial
Givaldo Teles disse que existem conversas desencontradas e afirma; “ iremos informar aos agricultores familiares os caminhos certos a seguirem”
Em virtude da Pandemia de Coronavírus surgiram várias informações, inclusive que os agricultores deveriam providenciar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), para fazarem inscrição e terem direito aos recursos do auxilio emergencial. O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG-AL), Givaldo Teles, disse ao Portal 7Segundos que está preocupado com o que classificou de conversas desencontradas. “Esse é um momento de muita responsabilidade e iremos informar aos agricultores familiares os caminhos certos a seguirem, no momento certo, ou seja, assim que o Projeto de Lei 8.213 for sancionado pelo presidente da República”.
“Nosso maior receio é que os agricultores familiares, que na Previdência Social são cadastrados como segurados especiais, possam perder essa condição se receberem este auxílio emergencial. Portanto é preciso ter muita cautela e esperar o momento certo,” esclareceu o presidente da FETAG-AL. Segundo ele, não é momento dos agricultores buscarem a DAP nos Sindicatos de Trabalhadores Rurais, até porque não tem ainda onde fazer o Cadastro. “Nesse momento nossa orientação é que os Sindicatos fiquem fechados e as pessoas se mantenham em casa.”
O projeto
O Projeto de Lei 8.213 de autoria do Senador do Amapá, Randolfe Rodrigues (Rede), amplia o número de Beneficiários no Auxílio Emergencial, previsto na Lei 13.982/2020. Foi votado primeiro no Senado Federal em 03.04.2020 e em seguida encaminhado para votação na Câmara dos deputados.
Após serem apresentadas várias emendas parlamentares na Câmara dos deputados, a votação foi pra pauta da Câmara no dia 16 deste mês, o qual foi aprovado com varias alterações. “Nós que somos do movimento sindical da Base da CONTAG, FETAG-AL e os sindicatos de agricultores familiares, fizemos varias articulações políticas com vários deputados federais para inserir os agricultores familiares neste auxilio emergencial, para que os mesmos tenham direitos a receber os R$ 600 neste momento de pandemia do corona vírus,” explicou Givaldo Teles.
Aprovado no dia 16 deste mês de abril na Câmara dos deputados, o texto com alterações do PL 873 retornou ao senado. No dia 22 de abril, última quarta feira o senado votou o substitutivo ao PL 873 aprovando pelo voto dos 81 senadores, e assim foram inseridos os agricultores familiares do Brasil, como também várias outras categorias.
Após votação no Senado Federal, o projeto segue para sanção do Presidente da República, Jair Bolsonaro. A expectativa do setor é que seja sancionada sem vetos.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
