Aparecida do Norte e o crescente turismo religioso
Cidade localizada no interior de São Paulo atrai milhões de religiosos todos os anos
O turismo movido pela fé atrai milhares de fiéis para lugares do Brasil que carregam a herança religiosa. A popularidade se dá em virtude das bases religiosas, que construíram a nação erguendo várias cidades ao redor de igrejas, por conta da grande influência católica trazida pelos portugueses. Por todo o país, igrejas e paróquias atraem fiéis, como a cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo.
A cidade é um dos maiores pólos de turismo religioso do Brasil. Popularmente conhecida como Aparecida do Norte, na verdade a cidade leva apenas o nome de Aparecida, e está situada no interior de São Paulo a nordeste da capital homônima. O seu conhecido apelido se dá em razão dos tempos da construção da Estrada de ferro do Norte, no entanto, as origens do nome do município precedem esse período.
Em 1717 um grupo de pescadores do Rio Paraíba do Sul encontraram no fundo do rio a imagem de Nossa Senhora, que causou grande comoção local devido aos milagres a ela atribuídos pelos moradores da região. Assim, uma capela foi erguida em seu nome, de onde começara toda a peregrinação em busca das suas bênçãos. Tamanha devoção condecoraram a Nossa Senhora de Aparecida com santa padroeira do Brasil, ganhando até mesmo um feriado nacional em sua homenagem, em 12 de outubro.
Mas foi somente em 1946 que foi fundado o Santuário Nacional de Aparecida, a chamada Basílica Nova, o maior ponto turístico da cidade. O gigantesco templo dedicado a santa padroeira carrega o título de segunda maior basílica de todo o mundo, perdendo somente para o Vaticano. O imponente santuário atrai milhares de visitantes, cerca de 9 milhões de fiéis peregrinam até a cidade para celebrar a fé por ano.
Em épocas festivas, é quase impossível encontrar um hotel em Aparecida do Norte. No dia 12 de outubro, feriado da santa padroeira do Brasil, é absurdamente complicado atravessar a passarela da fé em direção ao santuário, que é quando a Basílica nova encontra seu ápice de visitantes. Na cidade, para encontrar um hotel é preciso reservar com antecedência, ou até mesmo antecipar a visita para fugir das filas quilométricas e da lotação dos pontos turísticos.
O terminal rodoviário de Aparecida fica à apenas 700 metros da entrada norte do Santuário. Os romeiros, que vem de toda parte do país, desembarcam no terminal local, que recebe ônibus das principais empresas de ônibus do país, como a Itapemirim e outras grandes companhias.
O santuário nacional não é o único ponto turístico da cidade, Aparecida conta com todo um complexo turístico que gira em torno da Basílica nova, porém ainda é possível visitar a Basílica velha, a primeira igreja construída para abrigar a imagem da santa. Ampliada em 1768, a basílica abrigou a imagem de Nossa Senhora até a década de 80, quando fora transferida para o Santuário Nacional, onde atualmente é aberta para visitação.
Veja também
Últimas notícias
Presidente Chico Filho determina recadastro geral de servidores efetivos e comissionados na Câmara Municipal
Lula visitará Recife, Salvador e Rio de Janeiro no Carnaval
Furto volta a afetar abastecimento de água em Riacho Doce, em Maceió
Caminhão que transportava combustível tomba na AL-220, em Jaramataia
Polícia Civil prende advogado investigado por tentativa de homicídio em Maravilha
Polícia Militar apreende sete armas, armadilhas e aves silvestres em Matriz do Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
