Arapiraca

Pandemia: o desafio de mudar do presencial para o ensino à distância em Arapiraca

AS mudanças atingem do setor público ao privado em Arapiraca e região agreste

Por 7segundos 29/04/2020 16h04
Pandemia: o desafio de mudar do presencial para o ensino à distância em Arapiraca
Novos desafios na educação - Foto: Ilustração

Vivendo um período de pandemia, onde o isolamento social é necessário para conter o avanço do Covid 19, há uma grande preocupação quanto ao ano letivo. As aulas presenciais estão suspensas e as escolas tiveram que buscar alternativas pelo método de EAD- Educação a Distância. O portal 7segundos fez um levantamento da situação no momento.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) resolveu estabelecer o Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais (REAENP). As atividades são de caráter interdisciplinar e atende às turmas de 1º ano do ensino fundamental à 2ª série do ensino médio. Nas turmas da terceira série do ensino médio, o REAENP será utilizado na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Na área da 5ª Gerência Regional de Educação, com sede em Arapiraca, a professora Ana Valéria Peixoto informou que o processo está acontecendo, as escolas se planejando e os alunos tendo as aulas.

Rede Municipal de Arapiraca

Quanto a rede municipal de ensino de Arapiraca, a discussão é sobre a implantação de uma metodologia de ensino utilizando o WhatsApp como base de ensino a distância. O presidente do Núcleo Regional do SINTEAL, professor Paulo Henrique, mostrou-se contrário à maneira como o processo está sendo implantado, afirmando que seria preciso uma plataforma que pudesse dar suporte para o ensino a distância.

Rede Particular

Na rede particular também existem muitos desafios. O presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Arapiraca, professor João Paulo, afirmou que as unidades apresentam “realidades diferentes e algumas tem estruturas para plataformas digitais como já tem e outras não. Não vejo isso como um problema a princípio, até porque mais de 90% das escolas, dentro de suas realidades financeiras e econômicas, vem fazendo além do que estavam preparadas pra esse cenário.”

Cursinhos e universidades

Quanto a Universidade Estadual de Alagoas ( UNEAL), está sendo adotado o processo de vídeo aulas e, segundo o reitor Odilon Máximo, o resultado está sendo positivo.

As instituições particulares intensificaram aulas por plataformas, notadamente aquelas que já funcionavam pelo sistema EAD.

Os cursinhos tiveram que se readaptar, como citou a professora Cácia Gomes, do Conecta Cursos. Segundo ela, houve a necessidade de implementar a plataforma. “Estamos a todo o momento com gravações, lives e buscando um material rico em conteúdo, para que o aluno possa interagir conosco”, afirmou.

O professor Valdir Ferreira, do Curso Opção Certa, afirmou que através do sistema Ético e o uso de duas Plataformas, a Plural e outra adquirida na Hungria, está sendo possível interagir com os alunos, enviar vídeo ( inclusive em 3D), aulas e até exercícios, “controlando quem fez, quem não fez, quem errou  e quem acertou”.

Mas fez uma observação: Embora o EAD esteja cada vez mais intensificado em todo o mundo, Valdir Ferreira disse que, no Brasil, há uma dificuldade muito grande em razão da própria indisciplina do alunado. Destacou que alguns alunos preferiram se afastar até o retorno das aulas presenciais, mas destacou que segue na ativa.