Alexandre Ayres anuncia construção da UPA de Arapiraca no início de junho
Segundo secretário Estadual de Saúde, município também terá mais leitos de UTI já nesta semana
O início da obra de construção da UPA de Arapiraca está previsto para o início de junho. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, que concedeu entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (18), junto com o governador Renan Filho, durante a inauguração da segunda unidade da Central de Triagem de Sintomas Gripais em Maceió.
“A UPA de Arapiraca é um reclame da população do município há muito tempo e, no começo de junho o governador vai assinar a ordem de serviço das quatro UPAS [três em Maceió e a de Arapiraca]. A construção será executada em regime diferenciado porque a meta do Estado é que estejam prontas em cem dias. Para isso o Estado também já está adquirindo equipamentos”, afirmou Ayres.
Durante a entrevista, transmitida ao vivo pelas redes sociais do governador, o secretário de Saúde anunciou também a abertura de novos leitos de UTI em Arapiraca. Segundo ele, já a partir desta terça (19), o Hospital de Emergência do Agreste, que atualmente possui sete leitos de terapia intensiva, passará a contar com mais cinco leitos. “Durante a semana vamos abrir ainda mais leitos de UTI naquela importante cidade”, ressaltou.
Ainda sobre Arapiraca, Renan Filho também falou sobre o hospital de campanha e a Central de Triagem de Sintomas Gripais em Arapiraca, anunciados na semana passada. Ele afirmou que o município foi escolhido para receber esses equipamentos por ser considerado pólo e que eles devem atender também moradores de outros municípios do interior. Os recursos para os investimentos na Saúde, de acordo com ele, virão do próprio Estado, dos recursos que o governo federal já mandou para Alagoas e também do auxílio emergencial para os Estados.
“Nós esperamos que o presidente Bolsonaro sancione o auxílio emergencial o quanto antes porque, mesmo com ele, só será possível recompor de 60% a 70% das perdas que o Estado está tendo com a pandemia. E mesmo assim seguimos fazendo os investimentos necessários, isso porque apesar da crise, sempre mantivemos nossa solidez fiscal”, ressaltou.