Falta de EPIs na Saúde poderá levar MP a ajuizar ação contra a prefeitura
Promotoria Especializada da Saúde deu prazo até sexta (22), para município apresentar alegações em notícia de fato

O racionamento de máscaras de proteção, luvas descartáveis e álcool em gel nas unidades básicas de saúde (UBS) de Arapiraca pode levar o Ministério Público a ajuizar mais uma ação civil pública contra a prefeitura de Arapiraca. A Secretaria Municipal de Saúde tem até a próxima sexta-feira (22), para apresentar as alegações finais na notícia de fato instaurada pela Promotoria de Justiça Especializada da Saúde em Arapiraca. A informação foi confirmada pelo próprio promotor, Lucas Mascarenhas de Cerqueira Menezes.
Segundo ele, as alegações finais correspondem à resposta do secretário municipal de Saúde Glifson Magalhães, as denúncias feitas pelas entidades sindicais que representam os profissionais de saúde. O Sindagreste, Sindprev e Sindsar, que em abril solicitou que o Ministério Público intervisse à respeito dos equipamentos de proteção individual (EPIs) - álcool em gel, máscaras e luvas de proteção - cuja utilização pelos profissionais da linha de frente no enfrentamento da Covid-19 estava sendo racionada pela prefeitura. Na Notícia de Fato, os sindicatos relataram que os agentes de saúde e de endemias tem acesso a uma única máscara descartável por expediente, apesar das normas sanitárias estabelecerem que devem ser trocadas a cada duas horas, e que eles não recebem máscaras descartáveis.
Na denúncia consta ainda que os trabalhadores que exercem funções administrativas e de serviços gerais não recebem nem isso e que mesmo os EPIs básicos utilizados por quem trabalha na limpeza das unidades, como avental e luvas de borracha, bem como materiais de higienização de superfícies e ambientes, como sabão, desinfetante e álcool estão em falta.
As alegações finais são a segunda oportunidade dada pelo promotor Lucas Mascarenhas para o município se manifestar a respeito das denúncias. Na primeira, a Secretaria Municipal de Saúde respondeu a perguntas feitas pelo promotor, afirmando que vem adotando as diretrizes normativas da esfera nacional e estadual no enfrentamento do coronavírus e que adotou medidas para “otimizar a utilização” dos EPIs para os profissionais que estão na linha de frente. A respeitos dos agentes de saúde e de endemias, a Secretaria informou que emitiu notas informativas regulando o trabalho dessas categorias até que o município tenha EPIs suficientes para que eles retornem ao trabalho externo e que, no momento, existem processos para a aquisição de EPIs em andamento.
O município informou ainda que semanalmente vem recebendo “um quantitativo pequeno” de EPIs do Ministério da Saúde e que a Secretaria Municipal de Saúde está controlando a distribuição do material para evitar desperdício e falta dos EPIs e negou que profissionais da linha de frente ficaram sem os equipamentos para atuação. A prefeitura informou ainda que atualmente 185 profissionais da Saúde estão afastados pela Junta Médica por se enquadrarem no grupo de risco.
De acordo com o promotor Lucas Mascarenhas, dependendo do conteúdo das alegações do município poderá ajuizar uma ação civil pública contra a prefeitura, além de adotar outras medidas na esfera extrajudicial. “Espero que essa situação seja resolvida o mais brevemente possível para garantir a efetiva proteção desses profissionais” explicou.
Veja também
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
