São Sebastião: Município deve exonerar servidores contratados
Exonerações deverão acontecer em até seis meses, prazo que se inicia após o fim da pandemia

O Município de São Sebastião deverá exonerar todos os servidores municipais contratados em caráter temporário, no prazo de 180 dias, a contar do fim da pandemia do Coronavírus, decidiu a justiça, nesta semana, após ação da Defensoria Pública. Ainda de acordo com a decisão, caso seja constatado o descumprimento, o município arcará com a multa diária no valor de R$ 1 mil.
Quanto às vagas que ficarão disponíveis após as exonerações, o defensor público Marcos Antônio Silva Freire explicou que, como a referida decisão não ordenou a contratação dos aprovados no concurso público de 2015, em vagas excedentes, a Defensoria Pública também recorrerá à justiça com a finalidade de garantir que o referido Município convoque os aprovados excedentes de 2015, para os cargos que, hoje, são ocupados por servidores temporários.
Conforme o defensor público, ficar como excedente no concurso só gera expectativa de direito quando não se tem vagas disponíveis, mas existindo vagas e sendo ocupada por contratados temporários nasce o direito subjetivo de contratação para os excedentes aprovados no concurso.
O defensor ressalta que o Município chegou a celebrar, em 2017, um acordo com a Defensoria Pública e se comprometeu a nomear os candidatos dentro do número de vagas previsto no edital, mas, logo em seguida, apresentou contestação alegando que os aprovados fora do número de vagas não teriam direito à nomeação e que isso desrespeitaria a Lei de Responsabilidade Fiscal e o princípio da separação dos poderes.
Em sua decisão, o magistrado Thiago de Morais afirmou que “o elástico número de contratações em caráter excepcional operadas pelo município se revela ilegal, independente de não restar configurada a pretendida preterição dos candidatos aprovados como excedentes”.
Veja também
Últimas notícias

Carro pega fogo no meio da rua no bairro Ouro Preto, em Arapiraca
Prefeito Luciano Barbosa assina ordem de serviço para o início das obras do Cras Planalto nesta terça

João Campos deve ser eleito presidente nacional do PSB com apoio dos socialistas de Alagoas

Homem suspeito de agredir companheira com socos, tapas e empurrões é preso em Maceió

Inelegível, Bolsonaro quer vice nordestino em 2026; alagoanos podem ficar de fora da lista

Cibele Moura participa da Caminhada do Autismo e reforça compromisso com inclusão e políticas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
