Assembleia de Deus define retomada de cultos aos domingos com restrições em Arapiraca
Na Igreja Católica, diocese prepara documento com orientações a paróquias do município
A Assembleia de Deus emitiu uma nota pastoral com as determinações para a realização dos cultos durante a fase laranja em Arapiraca. A nota foi emitida pelo pastor Roberto Gomes da Silva e distribuída a todas congregações no município.
Com o avanço de Arapiraca para a fase laranja, templos, igrejas e instituições religiosas podem voltar a receber os fiéis presencialmente, desde que a lotação dos locais não ultrapasse 30% da capacidade.
De acordo com o padre Antônio Lopes Fonseca, a diocese de Penedo está preparando um documento com orientações às paróquias de Arapiraca, que deve ser divulgado na quinta-feira (30). O religioso não adiantou as celebrações presenciais serão retomadas.
Já Assembleia de Deus optou pela realização de culto com a presença dos fiéis apenas aos domingos, e com uma série de restrições. Os cultos de quarta-feira e os cultos de doutrina seguem sendo realizados por meio de transmissões ao vivo pelas redes sociais, feitas pelas sedes dos setores.
Nos cultos de domingo, que deve iniciar às 17h e seguir, no máximo, até às 18h15, os dirigentes deverão separar os acentos para que fiquem a um metro e meio de distância entre si, e mantendo limite de 30% da capacidade. Deve-se também evitar aglomerações na porta e nos corredores.
Ventiladores, ar-condicionado e bebedouros não devem ser utilizados e o uso do banheiro também deve ser evitado. A igreja deve disponibilizar uma pessoa para ficar nos banheiros para disponibilizar álcool em gel para os usuários.
Os pastores devem recomendar que idosos, crianças e pessoas do grupo de risco permaneçam em casa, e, no culto, o uso de máscara é obrigatório para todos, assim como a higienização das mãos com álcool em gel na entrada da igreja.
Os microfones são de uso pessoal e não podem ser compartilhados antes de passarem por higienização.
As atividades como círculo de oração, ensaios e escola dominical (EBD) permanecem suspensas e as congregações que funcionam em imóveis alugados continuam fechadas até segunda ordem.
Veja a nota pastoral na íntegra:
Saudações de paz companheiros. A pedido do nosso Pastor Roberto, segue as determinações para a retomada dos cultos.
1- As quartas-feiras o culto de doutrina na sede, segue como está, com transmissão ao vivo, sem culto presencial.
2- Os cultos de doutrina só ocorrerão nas igrejas que são sede de Setores, apenas com transmissões ao vivo, sem culto presencial.
3- Fica determinado que só haverá transmissões de culto nas sedes de setores nos cultos de doutrina. Assim sendo, as demais congregações não farão mais as Lives.
4- Aos domingos os cultos serão realizados em todas as congregações no horário das 17:00 até no máximo as 18:15
5- Cada dirigente deverá separar os bancos e cadeiras, promovendo o distanciamento de 1 Mt e meio entre os acentos.
6- Não haverá formação de Departamentos.
7- O microfone é de uso pessoal, não pode ser compartilhado sem antes higienizar, o ideal é que tenha mais de um microfone a disposição.
8- Não poderá haver uso de ventiladores e ar-condicionados. Bem como o uso de bebedouros.
9- O uso de máscara continua sendo obrigatório para todos. Bem como álcool em gel na portaria da igreja.
10- Evitar aglomerações nos corredores e entrada da igreja.
11- O ideal é que não haja uso dos banheiros, mas se houver, um obreiro ficará com álcool em gel a disposição dos irmãos e uma mulher estará a disposição das irmãs no banheiro feminino.
12- Atentar para a capacidade do templo e respeitar o limite de 30% da capacidade.
13- Recomendar aos idosos, crianças e pessoas em zona de risco que fiquem em casa.
14- Ficam suspensas por tempo indeterminado outras atividades como: Círculo de oração/ Ensaios/ EBD.
15- As congregações alugadas permanecerão fechadas até segunda ordem.