Fase laranja vai permitir abertura de cerca de 90% das lojas no Centro de Arapiraca
Projeto Centro Seguro afirma que estabelecimentos estão prontos para atender clientes com segurança
A fase laranja da reabertura das atividades econômicas de Arapiraca deve contemplar cerca de 90% das lojas de varejo do município, sem levar em consideração o shopping, que só deve reabrir nas últimas fases da retomada econômica. Segundo o Sindilojas, a grande maioria dos estabelecimentos que trabalham com confecções, calçados, presentes, além de salões de beleza e barbearia, tem menos de 400 metros quadrados de área.
“Por alto, a gente pode dizer que aqui em Arapiraca, os estabelecimentos cuja área é maior que a permitida são as lojas de materiais de construção, que já tinha permissão para funcionar, e as lojas que vendem móveis e eletrodomésticos e algumas das lojas localizadas na praça Marques e na praça Manoel André. Podemos dizer com segurança, que 10% ou menos é que podem ficar fora da fase laranja”, afirmou o presidente do Sindilojas, Wilton Malta.
Para essa minoria, de acordo com ele, existe uma alternativa, que foi implantada por estabelecimentos no Sul do país com a aprovação dos órgãos fiscalizadores. “As lojas que tem mais de 400 metros quadrados de área podem reduzir a área de venda e, assim se adequar para funcionar na fase laranja. No Sul, lojas que instalaram barreiras de algum tipo e fizeram adaptações necessárias para delimitar a área que os clientes tem acesso, puderam funcionar nas primeiras fases da reabertura do comércio. Os órgãos entenderam que eles estavam cumprindo os requisitos”, ressaltou.
O decreto municipal que vai regulamentar como o comércio irá funcionar na fase laranja está sendo aguardado pelos comerciantes de Arapiraca para o meio dia desta quarta-feira (28). A expectativa é de que a reabertura seja imediata e que a prefeitura atenda o pleito dos comerciantes para que o horário de funcionamento das lojas seja de 9h às 17h de segunda a sexta e de 9h às 12h aos sábados, uma hora a mais que o comércio de Maceió, segundo o empresário Gustavo Temoteo, que integra a comissão do projeto Centro Seguro.
“Uma das particularidades do comércio de Arapiraca é que o transporte alternativo começa a trazer pessoas de cidades vizinhas muito cedo, e como lanchonetes, restaurantes e bares ainda não podem funcionar, quem vem de fora não pode contar com esse suporte. Se o comércio de Arapiraca abrisse apenas às 10h, muita gente deixaria de vir porque chegaria no Centro e iria ter que esperar até o horário em que as lojas abrem”, explicou.
Centro Seguro
Segundo ele, assim que o decreto municipal for divulgado, o Centro Seguro deve fazer uma grande ação de mídia para mostrar que os estabelecimentos estão prontos para atender os clientes com segurança.
“A gente entende que para fazer a retomada do comércio de maneira segura, o conjunto poder público, empresários e população devem funcionar de forma harmônica. O poder público orientando a população, fiscalizando se as determinações sejam cumpridas; o empresariado adotando as medidas de segurança no atendimento aos clientes e a população consciente de que também precisa fazer a sua parte”, declarou.
Temoteo afirma que os estabelecimentos comerciais que poderão reabrir na fase laranja estão se preparando com totens de álcool em gel, tapetes sanitizantes, barreiras de acrílico e funcionários usando equipamentos de proteção individual para dar segurança aos clientes e que a fase laranja é “vitória parcial” do comércio.
“Somos solidários com os empresários de bares, restaurantes e lanchonetes que não podem abrir as portas para atender os clientes neste momento e estamos juntos com eles e com a Abrasel [Associação Brasileira de Bares e Restaurantes] na luta pela retomada das atividades”, ressaltou.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura leva cursos profissionalizantes para moradores do bairro Bebedouro
Suspeito de matar homem com tijoladas é preso em Palmeira dos Índios
Prefeita Ziane Costa celebra avanço nas obras de pavimentação do povoado Morros
Incêndio de grandes proporções em mata assusta moradores da Chã de Bebedouro
Distribuição de leite de vaca é suspensa em AL; Estado pede novo aporte federal
Mulher morre após se afogar na praia da Pajuçara, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
