Nise troca mais de 300 mil mensagens com usuários em 15 dias de lançamento
ChatBot supera expectativa da Secretaria da Fazenda, solucionando demandas diárias do cidadão alagoano em tempo hábil
A implementação do Novo Modelo de Atendimento Virtual Integrado se tornou um marco na Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL). Em 15 dias de lançamento, mais de 300 mil mensagens foram trocadas entre os usuários e a atendente virtual da Sefaz, a Nise. O novo sistema segue uma tendência mundial, otimizando custos e solucionando as demandas diárias do cidadão alagoano com mais agilidade.
A iniciativa presta um serviço orientado à informação, no qual as perguntas mais frequentes dos contribuintes podem ser acessadas, facilmente, pelo WhatsApp (82) 98137-4724 ou portal sefaz.al.gov.br. Ao todo, são 342 perguntas e respostas relevantes para o contribuinte distribuídas em diversas temáticas.
Dentre os assuntos já discutidos na ferramenta, estão: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD), Cadastro, Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço (ICMS), Documentos Fiscais, Simples Nacional, Ação Fiscal, Contencioso e Documentos de Arrecadação (DAR).
A nova funcionalidade do sistema permite emitir, durante a conversa com o usuário, o boleto do IPVA. Para acessar, basta realizar um cadastro inicial na ferramenta e depois selecionar no menu a opção “Impostos”. Após, deve clicar em "IPVA”, seguido de “Emissão de boleto”, nesse momento o usuário tem uma visão da carta de serviços, com definições e instruções. Ao selecionar “Acessar serviço” serão solicitados os dados do veículo, gerando o link para o boleto da parcela escolhida.
De acordo com o Superintendente de Tecnologia da Informação, Alyson Sato, a Nise é apenas o primeiro passo de uma caminhada de modernização da Sefaz Alagoas para facilitar cada vez mais o atendimento e gerar um ganho para a sociedade como um todo.
“O novo ChatBot da Secretaria da Fazenda, mais conhecido como Nise, realmente é um marco de evolução no atendimento. A Secretaria está alinhada com o que tem de mais moderno, não só na iniciativa pública como na privada, tem automatizado principalmente nesse momento de pandemia o atendimento aos contribuintes”, ressalta.
Nas próximas fases do projeto, serão agregados mais serviços, além de fazer a busca por informações, possibilitará o acesso, por exemplo, a emissão de certidões ou as guias para pagamentos. O intuito é solucionar demandas da população, evitando o deslocamento até o órgão.
Como foi a escolha do nome?
A Secretaria de Estado da Fazenda selecionou algumas mulheres alagoanas que se destacaram em sua profissão e/ou época. Os servidores fazendários escolheram a Nise da Silveira por estar entre as primeiras mulheres no Brasil a se formar em Medicina e se dedicar a psiquiatria.
Em reconhecimento a seu trabalho, Nise foi agraciada com: “Centro de Estudos Nise da Silveira”, Juiz de Fora, Minas Gerais; “Espaço Nise da Silveira” do Núcleo de Atenção Psico-Social, Recife; “Medalha Chico Mendes”, do grupo Tortura Nunca Mais e “Associação de Convivência Estudo e Pesquisa Nise da Silveira”, Salvador, Bahia.
Veja também
Últimas notícias
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Cão farejador localiza tabletes de maconha escondidos em terreno baldio em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
