Nise troca mais de 300 mil mensagens com usuários em 15 dias de lançamento
ChatBot supera expectativa da Secretaria da Fazenda, solucionando demandas diárias do cidadão alagoano em tempo hábil
A implementação do Novo Modelo de Atendimento Virtual Integrado se tornou um marco na Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL). Em 15 dias de lançamento, mais de 300 mil mensagens foram trocadas entre os usuários e a atendente virtual da Sefaz, a Nise. O novo sistema segue uma tendência mundial, otimizando custos e solucionando as demandas diárias do cidadão alagoano com mais agilidade.
A iniciativa presta um serviço orientado à informação, no qual as perguntas mais frequentes dos contribuintes podem ser acessadas, facilmente, pelo WhatsApp (82) 98137-4724 ou portal sefaz.al.gov.br. Ao todo, são 342 perguntas e respostas relevantes para o contribuinte distribuídas em diversas temáticas.
Dentre os assuntos já discutidos na ferramenta, estão: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD), Cadastro, Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço (ICMS), Documentos Fiscais, Simples Nacional, Ação Fiscal, Contencioso e Documentos de Arrecadação (DAR).
A nova funcionalidade do sistema permite emitir, durante a conversa com o usuário, o boleto do IPVA. Para acessar, basta realizar um cadastro inicial na ferramenta e depois selecionar no menu a opção “Impostos”. Após, deve clicar em "IPVA”, seguido de “Emissão de boleto”, nesse momento o usuário tem uma visão da carta de serviços, com definições e instruções. Ao selecionar “Acessar serviço” serão solicitados os dados do veículo, gerando o link para o boleto da parcela escolhida.
De acordo com o Superintendente de Tecnologia da Informação, Alyson Sato, a Nise é apenas o primeiro passo de uma caminhada de modernização da Sefaz Alagoas para facilitar cada vez mais o atendimento e gerar um ganho para a sociedade como um todo.
“O novo ChatBot da Secretaria da Fazenda, mais conhecido como Nise, realmente é um marco de evolução no atendimento. A Secretaria está alinhada com o que tem de mais moderno, não só na iniciativa pública como na privada, tem automatizado principalmente nesse momento de pandemia o atendimento aos contribuintes”, ressalta.
Nas próximas fases do projeto, serão agregados mais serviços, além de fazer a busca por informações, possibilitará o acesso, por exemplo, a emissão de certidões ou as guias para pagamentos. O intuito é solucionar demandas da população, evitando o deslocamento até o órgão.
Como foi a escolha do nome?
A Secretaria de Estado da Fazenda selecionou algumas mulheres alagoanas que se destacaram em sua profissão e/ou época. Os servidores fazendários escolheram a Nise da Silveira por estar entre as primeiras mulheres no Brasil a se formar em Medicina e se dedicar a psiquiatria.
Em reconhecimento a seu trabalho, Nise foi agraciada com: “Centro de Estudos Nise da Silveira”, Juiz de Fora, Minas Gerais; “Espaço Nise da Silveira” do Núcleo de Atenção Psico-Social, Recife; “Medalha Chico Mendes”, do grupo Tortura Nunca Mais e “Associação de Convivência Estudo e Pesquisa Nise da Silveira”, Salvador, Bahia.