Uneal aprova Semestre Especial Virtual até dezembro de 2020
Decisão foi avaliada e aprovada pelo Conselho Superior da instituição
O Conselho Superior da Universidade Estadual de Alagoas aprovou, na terça-feira (25), a Resolução n.º 014/2020 (CONSU/UNEAL) que dispõe sobre a suspensão do semestre 2020.1 e, com isso, oferta o Semestre Especial Virtual. A decisão foi avaliada e aprovada devido a pandemia decorrente da COVID-19. O documento foi construído após audiências e consultas virtuais com a comunidade acadêmica, por meio de chamamentos divulgados no site institucional da Universidade.
Durante a vigência do Semestre Especial Virtual, cujo início acontece já neste mês de agosto, todas as atividades acadêmicas serão realizadas somente na modalidade on-line. Será obrigatória a oferta de disciplinas e atividades curriculares, a exemplo de seminários, cursos e congressos, até que o Conselho Superior da Uneal decida pelo retorno às atividades presenciais.
As atividades serão realizadas em duas etapas. Na Etapa 1, será realizada a formação docente e discente acerca do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, bem como à organização da oferta por parte dos Conselhos de Curso e da PROGRAD.
Na Etapa 2, que acontecerá de 14 de setembro a 30 de dezembro de 2020, será realizada a oferta dos componentes curriculares definidos pelos Conselhos de Curso para o Semestre Especial Virtual e a realização das atividades síncronas (on-line com o docente ao vivo) e assíncronas (tarefas remotas).
Matrículas
As matrículas para o Semestre Especial Virtual acontecerão, por meio do Sistema Acadêmico on-line, de 05 a 09 de setembro. Cada aluno poderá cursar até 240h de disciplinas.
O estudante que optar por não aderir à proposta das atividades virtuais poderá realizar o trancamento do curso sem prejuízos para a contagem do tempo de conclusão da graduação, em virtude da suspensão temporária da integralização.
Já os graduandos de baixa renda que não tenham ainda internet podem concorrer a bolsas do Programa Alimenta para custear o serviço de dados e, deste modo, terem condições de participar das aulas virtuais.
“Essa decisão é muito importante porque continuamos com as nossas atividades acadêmicas, inclusive letivas. Temos estudantes com condições de aderir ao Semestre Especial Virtual, o que gera uma aproximação com a instituição. Há ainda a possibilidade de matrícula entre campi. Isso minimiza algumas carências já que não há necessidade de deslocamento de estudantes e docentes porque todas as atividades serão desenvolvidas no ambiente virtual”, explicou o presidente do Consu, reitor Odilon Máximo.
Veja também
Últimas notícias
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
