Professor indígena, graduado pela Uneal, é destaque por compromisso com a educação
Desde criança, Agno sonhava em lecionar

Manter as aulas inclusivas durante a pandemia é um desafio para professores em todo o Brasil. Na rede pública, além de todas as limitações impostas pela necessidade do distanciamento social, há a necessidade de adequar as lições às condições materiais dos estudantes, que nem sempre dispõem de internet, notebook, celular ou um simples local em casa para se concentrar nas atividades escolares.
Para o professor de língua portuguesa Agno Santos Souza, que reside em Feira Grande (AL) e ministra aulas nas escolas estaduais indígenas Itapó, em São Sebastião (AL), e Tingui-Botó, lecionar vai além da obrigação profissional. Indígena, da etnia Tingui-Botó, ele sonhava em ser professor, desde a infância. Para ele, valorizar a cultura indígena é fundamental. “É muito gratificante dar aula aos indígenas como eu. ‘A gente sabe que está dando aula a pessoas que valorizam a causa indígena”, destaca.
Ele ingressou no curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas, em 2010, em Palmeira dos Índios, por meio do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind). No mesmo ano, participou de uma seleção especial para professores indígenas e estudantes universitários para lecionar na rede pública estadual. Desde então, nunca parou. Além de licenciado em Letras, Agno Santos tem duas pós-graduações na área.
“Foi através do Prolind que passei a valorizar a educação, que comecei a realizar o meu sonho, que consegui fazer a minha graduação. Se não fosse o Prolind, acredito que até hoje não teria realizado o meu sonho", destacou.
Durante a pandemia, ele incentivou seus estudantes a fazerem vídeos inspirados na Toré, dança típica de etnias indígenas, a fim de incentivá-los a ler. A estratégia deu certo e teve a participação de vários estudantes. O vídeo chamou a atenção dos gestores da 5a Gerência de Desenvolvimento de Gestão das Unidades de Ensino que parabenizou o compromisso e a dedicação do docente.
Veja também
Últimas notícias

Família autoriza doação de órgãos e salva três vidas em Alagoas

Anvisa proíbe venda de café torrado, whey e suplementos; veja marcas

Governo Paulo Dantas tem 77% de avaliação positiva, segundo Big Data

Polícia Civil investiga morte de duas pessoas encontradas carbonizadas em Marechal Deodoro

Casal efetua manutenção programada em estação que atende Palmeira dos Índios

Paracetamol é seguro na gravidez e não causa autismo, dizem especialistas
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
