Brasil

Moradores relatam tremor de terra em cidades da Bahia

Pesquisadores informaram que o motivo do tremor está sob análise

Por 7Segundos 30/08/2020 11h11
Moradores relatam tremor de terra em cidades da Bahia
Moradores relatam tremor de terra em cidades da Bahia - Foto: Ascom Prefeitura de São Félix

Ao menos 50 moradores da região do Recôncavo Baiano (BA) e do sul da Bahia informaram, neste domingo (30) terem sentido tremores sísmicos pela manhã. Os relatos foram reportados na página do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) por volta das 7h. Pesquisadores informaram que o motivo do tremor está sob análise.

Há 10 dias, moradores da região de São Félix, na Bahia, também reportaram um pequeno sismo, de magnitude de 1.6 mR. De acordo com o instituto, tremores pequenos são relativamente comuns no Brasil e não costumam trazer perigo para a população. Nem sempre é possível saber a natureza ou a causa dos mesmos, que são normalmente causados por pressões geológicas naturais presentes na crosta terrestre.

Uma moradora da cidade de Feira de Santana também sentiu o tremor deste domingo. “Eu acordei com a cama tremendo e o som das portas de vidro vibrando”, informou. Outra habitante da cidade de Jiquirica disse que “eu estava na pia, e ouvi um estrondo, após uns dois segundos, a terra começou a tremer, precisei segurar na pia para me equilibrar, as portas do armário começaram a balançar”."Acordei com o guarda roupa balançando e levantei, as portas estavam balançando muito", disse um habitante da cidade de Muniz Ferreira. Já em Santo Antônio de Jesus, um morador relatou ter escutado um barulho de dentro da terra, que tremeu por aproximadamente 5 segundos.

Na cidade de Lajé, um habitante reportou a ocorrência do tremor em três horários diferentes. “Ocorreu um às 7:42, depois as 8 e por fim às 9:00", finalizou.