Brinquedoteca do HE do Agreste comemora um ano de atividades
Inaugurada em 31 de agosto do ano passado
A Brinquedoteca Alegre e Brinque, do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, completou nesta segunda-feira (31) o seu primeiro aniversário com muitos motivos para comemorar a data, mesmo diante da epidemia do novo coronavírus (Covid-19).
Por conta do atual quadro por que passa toda a sociedade e o hospital, 20% dos brinquedistas que desenvolvem atividades na brinquedoteca deram um jeito de celebrar o primeiro ano de funcionamento do espaço lúdico, idealizado em parceria com a Faculdade de Ensino Regional Alternativa (Fera).
Segundo a assistente social Fran Pereira, os brinquedistas celebraram a data seguindo todas as recomendações das autoridades de saúde.
"A brinquedoteca era um sonho que virou realidade. Mais do que um simples depósito de brinquedos, o espaço visa, principalmente, estimular a criança a brincar livremente, usando sua criatividade e potencialidade. Sendo também um importante auxílio no tratamento das crianças hospitalizadas", frisa.
Ainda de acordo com a assistente social, a Brinquedoteca Alegre e Brinquer favorece a brincadeira dentro do hospital e algumas ações nas comunidades mais carentes.
"Um espaço onde a criança tem oportunidade de expressar seus sentimentos. É um lugar onde tudo deve convidar a explorar, a sentir, a experimentar e a fantasiar, ajudando, assim, na saúde emocional da criança interna, fazendo com que ela entenda a doença para evitar, com isso, traumas causados pela rotina do hospital" explica.
Diante do trabalho desenvolvido no primeiro ano, a brinquedoteca do HE do Agreste está levando alegria às crianças com a promoção de processos de socialização e o alcance de metas qualitativas desde sua inauguração em 31 de agosto de 2019.
Fran Pereira salienta o apoio da enfermeira e diretora-administrativa Dayane Pereira e toda equipe do hospital.
"Tudo feito sempre com o objetivo primeiro de atender as crianças hospitalizadas, permitindo-lhes uma recuperação sem traumas. É oportuno frisar as ações festivas nas comunidades de maior risco de vulnerabilidade social.
Em virtude dos trabalhos desenvolvidos na brinquedoteca, observou-se a participação e a integração dos pacientes foram notórias. Dessa forma, foi possível também observar que as crianças estão aceitando a internação com mais tranquilidade, pois existe um lugar encantando. Isso é um relato frequente das crianças que passar pela brinquedoteca, a exemplo das atividades e comemorações festivas nas datas especiais como Dia da Criança, Natal e Carnaval, ações que possibilitaram a participação da criança no meio social, bem como as atividades de desenvolvimento para trabalhar o emocional e integrar as crianças no seu mundo natural", acrescenta a coordenadora da brinquedoteca, destacado o apoio da gerente-geral do HEA, Bárbara Fernanda Albuquerque, servidores do hospital e de todos os parceiros, empresários, professores e da sociedade arapiraquense.
Veja também
Últimas notícias
Maragogi é finalista do Prêmio Francisco Dornelles de Inovação Municipal 2025
CCJ da Câmara pode analisar cassação de Carla Zambelli nesta terça
'Respeito meus enteados, mas penso diferente', diz Michelle
CPMI prende ex-coordenador do INSS após nove horas de depoimento Fonte: Agência Senado
Mulher é atropelada por carro perto do Marco dos Corais, na orla de Maceió
Polícia Federal mira suspeitos de intimidar testemunhas em investigação de fraudes no INSS
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
