Com covid, chefe do Centro de Inteligência do Exército morre aos 53 anos
O general Carlos Augusto Fecury Sydrião era natural de Fortaleza
O chefe do CIE (Centro de Inteligência do Exército), general de brigada Carlos Augusto Fecury Sydrião, que estava internado com covid-19, morreu nesta terça-feira (08) aos 53 anos.
Em agosto Sydrião integrou a missão humanitária enviada ao Líbano, chefiada pelo ex-presidente Michel Temer (MDB-SP) que manifestou em nota condolências à família do militar — que deixou esposa e três filhos.
Natural de Fortaleza, ingressou nas Forças Armadas em 1985, aos 18 anos. O general foi adido militar no Paraguai, atuou no Nordeste e no Batalhão de Polícia do Exército.
O CIE é um órgão de apoio direto ao comandante do Exército, Edson Pujol. Em nota, a Secretaria-Geral da força lamentou a morte de Sydrião e informou que "o corpo será cremado em cerimônia restrita aos familiares" no município de Valparaíso de Goiás (GO). A causa da morte não foi oficialmente informada.
Colegas do general também lamentaram a morte dele. O ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) Sergio Etchegoyen, elogiou o profissionalismo de Sydrião. "É uma pena. Era moço, não tem idade para morrer. Era uma pessoa muito boa. Ele nos ajudou muito no trabalho de aproximação com o Paraguai, tanto militar quanto na área de inteligência."
O general Luiz Eduardo Rocha Paiva afirmou que seu filho, que é subcomandante, lidava muito com Sydrião. "Meu filho gostava muito dele, muito prático, tinha desempenho profissional muito bom, tanto que estava no CIE, um cargo de confiança do gabinete do comandante [do Exército]."
Os amigos afirmaram que Sydrião estava internado com covid-19 há alguns dias. Ele tinha problemas cardíacos. Quando voltou do Paraguai, teve que fazer tratamento do coração e incluir uma ponte de safena, disse Etchegoyen.
Em nota, o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília disse que os integrantes do grupo "se solidarizam com os amigos e familiares deste oficial". "O general Sydrião deixa um grande legado de amor, amizade, camaradagem e profissionalismo."
Veja também
Últimas notícias
INSS pagará benefício a mulheres afastadas por violência doméstica
Prefeito Rodrigo Cunha entrega área de convivência revitalizada no Virgem dos Pobres 1
Datafolha: Lula marca 42% no 1° turno; Flávio Bolsonaro tem 38%
Gabi Gonçalves apresenta balanço do mandato na reta final das eleições
Rodrigo Cunha entrega primeira Cozinha Comunitária de Maceió no Benedito Bentes
Eleições alteram aulas em 267 escolas estaduais de Alagoas; veja detalhes
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
